O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Se pensa comprar medicamentos nesta altura de Natal, saiba que há onze farmácias do distrito de Viseu onde pode deixar o troco da sua despesa. A campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, do programa abem: – Rede Solidária do Medicamento, arranca esta segunda-feira (9 de dezembro) e quer ajudar os mais necessitados no acesso aos fármacos.
As farmácias onde pode deixar o seu contributo para a iniciativa são a Medicinal (concelho de Viseu), Augusta (Tarouca), Avenida (Viseu), Batista Ramalho (Armamar), Faure (Nelas), Marques (Viseu), Matias Pereira (Castro Daire), Moderna (Carregal do Sal), Silva de Oliveira (Viseu), Tavares (São João da Pesqueira) e Viso (Viseu).
Até 20 de dezembro, quem passar pelas farmácias aderentes pode doar o troco das suas compras para contribuir para esta campanha. O objetivo é fazer com que os donativos ajudem famílias em situação de pobreza a aceder aos medicamentos de que precisam.
Quem quiser contribuir pode deslocar-se a uma farmácia aderente ou fazer o donativo por MB Way (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).
Em comunicado, a Associação Dignitude – que promove o programa abem: – lembra que, segundo o Índice de Saúde Sustentável da Universidade Nova de Lisboa, um em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.
Em todo o distrito de Viseu, a rede do programa abem: é composta por 42 farmácias onde mais de 670 beneficiários em situação de comprovada carência socioeconómica podem aceder de forma gratuita aos medicamentos que lhes são prescritos.
Os utentes são referenciados por autarquias, instituições sociais, Cáritas e misericórdias e têm consigo um cartão que é utilizado nas idas à farmácia. Desde o arranque do abem: em 2016, foram dispensadas 48.747 embalagens de fármacos só no distrito de Viseu.
Atualmente, a rede tem 10 entidades referenciadoras na região: a Conferência de Nossa Senhora do Viso (Viseu), a Junta de Freguesia de Viseu e as câmaras de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Mortágua, Oliveira de Frades, Penedono e Viseu.