A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
O Canto a Vozes de Mulheres, uma arte musical praticada em várias aldeias do distrito de Viseu, está oficialmente inscrito na Lista Nacional do Património Cultural Imaterial. A candidatura, oficializada em 2021, está agora em consulta pública até 31 de maio.
A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) deu em março último um parecer prévio que valida o projeto que integra grupos situados em localidades como Manhouce (concelho de São Pedro do Sul), Figueiredo de Alva (São Pedro do Sul), Carvalhal de Vermilhas (Vouzela), São João da Serra (Oliveira de Frades), Pindelo dos Milagres (São Pedro do Sul), Fornelo do Monte (Vouzela) e São Cristóvão de Lafões (São Pedro do Sul).
“Tendo em atenção a importância no séc. XXI da candidatura a património imaterial do Canto a Vozes de Mulheres na salvaguarda do saber fazer tradicional, na coesão das comunidades em que se inserem e na desocultação do papel das mulheres nos processos e práticas culturais, nomeadamente ao atualizar o conhecimento e memória coletivos no espaço público das suas comunidades, propomos, com apreço, a emissão de parecer favorável”, pode ler-se no parecer da DRCC.
O projeto foi apresentado em 2021 no concelho de São Pedro do Sul, numa iniciativa da Associação de Canto a Vozes – Fala de Mulheres.
O Canto a Vozes de Mulheres, com três ou mais vozes, foi um nome atribuído em março de 2020 por cerca de 360 cantadeiras numa reunião ocorrida na altura em Viana do Castelo para caraterizar esta manifestação cultural que dá voz a mulheres em diferentes localidades rurais das regiões Centro e Norte do país há várias gerações.
As cantadeiras, integradas em grupos femininos ou mistos, cantam as vozes que formam a polifonia vocal, sendo detentoras do conhecimento que diferencia e simboliza esta arte musical.
Os grupos têm uma distribuição não equitativa das vozes cantantes, numa relação que pode ir de 15 elementos na voz mais grave para um, dois ou três elementos nas vozes mais agudas.