Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
Pelo terceiro ano consecutivo, as Janelas 4 Life estão presentes na Feira…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Cáritas Diocesana de Lamego assinalou recentemente a Semana dedicada à instituição social com a apresentação do livro “Lares de Esperança: Crianças Cáritas na Diocese de Lamego 1947-1950” no Teatro Ribeiro Conceição.
A obra foi apresentada no início da Semana Nacional Cáritas como “um exemplo vivo de um caminho percorrido por crianças que viveram os horrores da II Guerra Mundial e que, com o apoio da Cáritas Portuguesa e respetivas Dioceses encontraram um porto de abrigo nas famílias que as acolheram com muito amor”, sublinha a Cáritas de Lamego.
O livro, assinado pelas autoras Isabel Mirandela da Costa, Isilda Lourenço Afonso e Maria de Fátima Gouveia e com as ilustrações de Maria Virgínia Miguéis e Miguel Miguéis, retrata “alguns momentos reais dessas vivências” em Lamego e convida o leitor a “repensar nos conceitos de vida que se pretendem transmitir às novas gerações”, acrescenta a instituição.
A obra também aborda os conceitos de empatia, solidariedade, amor, partilha, humanismo e esperança, transmitindo a mensagem de que “só ações como estas poderão ser capazes de moldar e transformar o mundo em que queremos viver”, refere ainda a Cáritas de Lamego.
O foyer do Teatro Ribeiro Conceição também recebeu uma exposição com fotos de algumas famílias que, na época, “tiveram um forte impacto” no acolhimento das crianças, ilustrações sobre a época vivida entre o final dos anos 40 e o início dos anos 50 do século passado, e fotos tiradas pela imprensa local.
A apresentação contou com a presença da presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, e do embaixador da Áustria em Portugal, Christoph Meran, entre outras entidades.
A Semana Cáritas decorreu de 16 a 23 de março.