Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
A região de Viseu vai passar o Carnaval com nuvens ao fim de semana, seguidos de céu pouco nublado na Terça-Feira Gorda (4 de março). O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê descidas de temperaturas no sábado (dia 1) e na segunda-feira (dia 3).
Este sábado, Viseu conta com 11 graus de máxima, 6º de mínima e céu parcialmente nublado praticamente durante todo o dia. No domingo, registam-se 12º de máxima e 5º de mínima em Viseu e há céu limpo durante a manhã e céu muito nublado na parte da tarde.
Para a Segunda-Feira de Carnaval, as nuvens continuam em Viseu, que terá uma descida da máxima para os 10º. E, na Terça-Feira Gorda, o tempo melhora com a previsão de céu pouco nublado. No dia maior do Carnaval, as temperaturas em Viseu oscilam entre os 7º e os 15º.
Chuva regressa a Viseu esta quinta-feira
Já para esta quinta-feira (27 de fevereiro), a chuva regressa a Viseu ao final da tarde. Segundo o IPMA, preveem-se 13 graus de temperatura máxima e 6º de mínima para a capital do distrito no dia de hoje.
No distrito, também está prevista chuva. As máximas oscilam hoje entre os 12 graus em Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva e os 17º em Tabuaço. Os concelhos de Armamar, Carregal do Sal e Mortágua registam 16º.
Com 15 graus, estão Nelas, Penalva do Castelo, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela. O IPMA prevê 14º em Cinfães, Lamego, Mangualde, Oliveira de Frades e Tarouca, bem como 13º em Castro Daire, Moimenta da Beira e Sátão.
As mínimas variam dos 3º em Penalva do Castelo aos 7º em Resende e Tabuaço.
Amanhã, sexta-feira (dia 28), a chuva continua pelo menos durante a madrugada. Já durante o dia, preveem-se períodos de nuvens altas e céu nublado. Viseu vai registar 14 graus de máxima e 8º de mínima.
Depressão afeta tempo no Carnaval
De resto, o IPMA prevê alterações na meteorologia em Portugal continental a partir desta quinta-feira, por causa da chegada de uma depressão com expressão em altitude que irá ficar centrada a sudoeste do continente, afetando assim o tempo no Carnaval. Segundo o instituto, os efeitos irão fazer-se sentir com maior impacto até sábado, sobretudo na região Sul do país.
Segundo o IPMA, prevê para hoje a ocorrência de “períodos de chuva ou aguaceiros”, que, começando no litoral, vão estender-se ao longo do dia para o interior e ser “mais frequentes e intensos” no Centro e Sul. “Existe, no entanto, incerteza na distribuição espacial e temporal da precipitação dado que vai depender da localização da referida depressão”, admitem os meteorologistas.
Também está prevista queda de neve acima da cota dos 1.600 metros de altitude a partir de hoje e até ao final da manhã de sexta-feira. O distrito da Guarda, onde está inserida a Serra da Estrela, está hoje sob aviso amarelo por causa desta previsão entre as 15h00 e as 21h00.
Ainda segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o vento vai ser fraco a moderado no quadrante sul/sueste, passando depois para o quadrante leste na sexta-feira, com maior intensidade nas terras altas. O IPMA também prevê “algumas oscilações” nas temperaturas. Para o interior, as mínimas no interior vão variar entre os 0 e os 7 graus. Já as máximas estarão entre os 12º e os 17º.
Para a Segunda e Terça-Feira de Carnaval, o IPMA prevê que os aguaceiros ocorram de forma “cada vez mais dispersa e menos frequente” e apenas na região Sul.