A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O concelho de Carregal do Sal comemora esta segunda-feira o feriado municipal. No dia do município, o presidente da Câmara destaca as dificuldades que afetam a autarquia por causa da conjuntura atual, mas também o que a descentralização poderá representar para o concelho.
Em declarações ao Jornal do Centro, Paulo Catalino frisa as dificuldades atravessadas pelo município para responder aos pedidos que tem vindo a receber nos últimos tempos, “primeiro por causa da conjuntura internacional com a pandemia e a guerra, em que as dificuldades são muito grandes com os aumentos do combustível, da energia, do preço da alimentação e tudo o que isso implica”.
“Há aqui um processo de grande dificuldade financeira para as câmaras darem respostas a tantas solicitações”, reafirma o autarca, que fala também da descentralização num processo que, a seu ver, tem sido arrastado nomeadamente nas áreas da , Carregal do Sal recebe transferência de competências de forma faseada, nas quais a Câmara já assumiu as competências, “o que tem colocado os municípios com alguns constrangimentos”.
“Estamos a fazer o ano zero em que estamos a avaliar as contas feitas pelas comissões de acompanhamento destas três áreas e aguardamos que possamos fazer as contas e que elas sejam conducentes em relação à necessidade de fazer face às responsabilidades que assumimos”, diz.
No feriado municipal, a Câmara irá prestar esta manhã uma homenagem ao primeiro presidente eleito em democracia, Artur Jorge Saraiva, que “vai ter uma praça com o seu nome no antigo edifício do município, que foi lá que decorreu o primeiro ato democrático de poder local” no concelho.
Paulo Catalino, que foi eleito pela primeira vez nas autárquicas de há cerca de um ano pelo PS, garante que outras figuras históricas de Carregal do Sal serão também homenageadas nos próximos anos, pelo “trabalho de exceção no nosso município”.
Carregal do Sal tinha, em 2021, uma população residente de 9.038 habitantes, segundo a Pordata. Apenas 11,1 por cento da população é constituída por jovens até aos 14 anos. A taxa de mortalidade sénior foi de 10%, ligeiramente abaixo da média nacional de 10,7%. O concelho tem uma taxa de desemprego de 4,7%.