Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
por
Paulo Correia
A carreira aérea regional que passa por Viseu vai retomar na próxima quarta-feira (19 de fevereiro). O anúncio foi feito pela empresa concessionária Sevenair, depois de cerca de meio ano sem voos.
A carreira que liga Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão foi interrompida no final de setembro do ano passado pela Sevenair, depois de terminado o último ajuste direto enquanto se esperava pelo desfecho do concurso público internacional para atribuir a concessão por mais quatro anos.
A empresa anunciou na altura que o transporte iria parar até que fosse paga a verba que deveria receber do Estado, por estar numa situação de “estrangulamento de tesouraria”. Antes disso, em fevereiro – há precisamente um ano –, o número de voos diários já tinha sido reduzido.
O Governo já pagou, entretanto, cerca de metade da dívida que tinha para com a Sevenair, que rondava os 3,8 milhões de euros. A empresa teve de reservar mais de 600 mil euros para a garantia bancária exigida para poder assinar o novo contrato de concessão, que ainda está parado.
Desde o início da concessão até à paragem do serviço, foram feitos dois ajustes diretos, primeiro com a governação socialista e depois com o atual Governo, liderado por Luís Montenegro.
O resultado do concurso público foi conhecido no final de 2024, com a Sevenair, que gere a ligação aérea desde 2009, a ser escolhida para continuar a operar nos próximos quatro anos. Mais tarde, foi assinado o novo contrato que prevê um aumento da verba paga pela tutela para os 13,5 milhões de euros.
Já em janeiro, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação tinha garantido que a carreira aérea poderia ser retomada “em menos de um mês”. Agora, com a retoma do serviço, os bilhetes já estão à venda no site da Sevenair.