A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
O Museu do Caramulo anunciou mais um reforço para a sua coleção permanente de automóveis, um Mercedes-Benz 190E 2.5-16 Evolution II. O espaço museológico localizado no concelho de Tondela descreve o carro como um “especial de homologação” da marca alemã que “transporta para a estrada o mais fiel espírito da competição”.
Com um bloco de quatro cilindros em linha com 2.5l e uma potência máxima de 235 cavalos às 7200 rotações por minuto, transmitida por uma caixa manual de cinco velocidades às rodas traseiras, o Evolution II destaca-se mais pelo “desenho agressivo” que revela “um modelo com um propósito muito específico”.
O Evolution II “veste a pele da última evolução do automóvel desenvolvido para superar o seu rival de sempre (o BMW M3 E30) no Deutsche Tourenwagen Masters (DTM) – o campeonato alemão de turismos”, acrescenta o Museu do Caramulo.
“Cumprindo o propósito da função sobre a forma, a pronunciada asa traseira e o splitter dianteiro (ambos ajustáveis), bem como o spoiler traseiro, fazem o automóvel plantar-se na estrada com uma resistência aerodinâmica a apresentar um Cx de meros 0.29”, sublinha ainda.
O Museu do Caramulo refere que, ao todo, foram produzidas apenas 502 unidades do Evolution II. O exemplar número 351 pode ser vista em exposição de terça-feira a domingo no espaço.