Académico de Viseu Oliveirense_foto Liga Portugal_2
CODU INEM
25 de Abril 2025_Assembleia Municipal de Viseu_Ribafeita 20
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…

25.04.25

Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…

24.04.25

Não me meteram na escola porque fazia falta a guardar cabras”. Esta…

24.04.25
João Azevedo PS
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
Home » Notícias » Lifestyle » Carro da Segunda Guerra Mundial reforça coleção do Museu do Caramulo

Carro da Segunda Guerra Mundial reforça coleção do Museu do Caramulo

pub
 Carro da Segunda Guerra Mundial reforça coleção do Museu do Caramulo - Jornal do Centro
03.12.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Carro da Segunda Guerra Mundial reforça coleção do Museu do Caramulo - Jornal do Centro
03.12.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Carro da Segunda Guerra Mundial reforça coleção do Museu do Caramulo - Jornal do Centro

O Museu do Caramulo, em Tondela, reforçou novamente a sua coleção automóvel com um carro dos anos 40 que contribuiu para a vitória das forças aliadas na Segunda Guerra Mundial.

Trata-se do Willys-Overland MB 1/4 Ton de 1944, com um motor de quatro cilindros, 60 cavalos de potência e um peso do conjunto na ordem dos 1054 quilos, o que permitia atingir cerca de 105 quilómetros/hora de velocidade máxima, para um consumo entre os 12 e os 15 litros por cada 100 quilómetros percorridos.

No início de 1940, o governo dos Estados Unidos começou a tomar consciência do perigo crescente que representava o avanço do regime nazi de Hitler, numa altura em que a Segunda Guerra Mundial já tinha um ano de avanço (começou em 1939).

A máquina de guerra era posta em movimento pela primeira vez e uma das principais carências americanas era ao nível de veículos ligeiros equipados para o campo de batalha. Com apenas 30 mil viaturas contabilizadas, o exército dos EUA estava gravemente submotorizado e o cenário era ainda mais grave em relação aos veículos de quatro rodas motrizes.

Em junho de 1940, William Beasley, presidente da Comissão Técnica do Estado-Maior americano, fez um caderno de encargos para o desenvolvimento de um novo veículo de quatro rodas motrizes, na categoria de um quarto de tonelada para equipar o exército. A distância ao solo deveria ser no mínimo de 16 centímetros, enquanto o comprimento máximo da carroçaria teria que respeitar o limite dos 2032 milímetros. A carga útil seria no mínimo de 272 quilos (o equivalente a três homens e uma metralhadora), e o peso total do veículo deveria situar-se na casa dos 590 quilos.

A Ford respondeu com o protótipo Pygmy, responsável pela carroçaria a ser posteriormente adotada nos Willys MB, com chassis robusto e faróis integrados. No entanto, o Willys Quad, outro protótipo norte-americano, apresentou um pequeno motor de 2,2 litros de capacidade com uma performance bastante melhor que o motor da Ford. A empresa americana Willys-Overland conseguia assim assegurar o fabrico dos veículos todo-o-terreno para o exército americano.

O Willys-Overland reforça desta forma o núcleo de veículos militares da Segunda Guerra Mundial na colecção permanente do Museu do Caramulo, onde já se encontram presentes o seu eterno rival Volkswagen Typ 82 Kübelwagen de 1944 e o Autocar M3 Half Track de 1943, além de um núcleo de motos e bicicletas alemãs e britânicas.

pub
 Carro da Segunda Guerra Mundial reforça coleção do Museu do Caramulo - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Carro da Segunda Guerra Mundial reforça coleção do Museu do Caramulo - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar