Hoje apresentamos a Sharon, uma cadelinha Maltez com 11 anos. Vem de…
O espaço de arquitetura, em colaboração com a Finstral, organizou mais uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Felisberto Figueiredo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
João Brás
A Binaural Nodar e a Câmara de Castro Daire apresentam este domingo (1 de dezembro) o livro “Ribolhos: Terra do Barro Negro”, na Oficina dedicada a este produto artesanal.
A iniciativa está agendada para as 15h00. O livro, com 136 páginas, recorda a história do barro negro de Ribolhos com textos de especialistas e entusiastas do barro negro e com entrevistas com a comunidade, especialmente de algumas pessoas que contactaram de perto com os mestres oleiros da localidade.
A obra conta com dezenas de fotografias históricas, textos de Alberto Correia, Alexandra Simões Ribeiro, Celeste Almeida, Conceição Cordeiro e Luís Gomes da Costa e transcrições de entrevistas com o oleiro Jorge Ferreira e com Fernanda Almeida, Justino Silva, Helena Guerra, Deolinda Rocha, Ernestina Nascimento, Gumercindo Rodrigues, Dorinda Duarte e Maria das Dores Teixeira.
Segundo a Câmara de Castro Daire, o barro negro de Ribolhos é uma tradição que há séculos “molda não apenas a argila, mas a própria identidade cultural de Castro Daire e a profunda relação entre as comunidades locais e a paisagem envolvente”.