“Entre Portas” é o videocast mensal da autoria da Remax Dinâmica que…
Nesta entrevista exclusiva, Dona Maria Martins, a caminho dos 90 anos, partilha…
Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
Música & Dança
Sopros de Dança
Santa Comba Dão, Casa da Cultura
28 fevereiro
Um espetáculo que celebra, de forma criativa, o diálogo entre a musicalidade da Orquestra de Sopros do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD) com a dança contemporânea e performativa de Leonor Keil – uma das mais importantes bailarinas de dança contemporânea da sua geração.
André Sardet
Vila Nova de Paiva, Auditório Carlos Paredes
01 março (21h00)
O dia do município de Vila Nova de Paiva é assinalado com um concerto de André Sardet e tem lugar no auditório Carlos Paredes. O músico começou por ser conhecido pelo tema “O azul do céu”, mas nem sempre quis escrever canções e tocar guitarra. Hoje, é um dos mais reconhecidos intérpretes nacionais.
Carnaval no The Day After
Viseu, The Day After
03 março
Uma noite de Carnaval brasileiro que vai ser animada em duas fases: na danceteria vão estar o “Baile das Novinhas” e o grupo “Toque Social”, assim como os DJ’s “Jony Beat & Verylight”. Já o after-beat vai ser animado pela “Miss Sheila” e por “Robert Mott”.
Mãos na Anca Dj Set
Tondela, Bar ACERT
03 março (22h00)
Este DJ Set é composto pelo trio de amigas Isabel Nogueira, Patrícia Barnabé e Raquel Castro. Com vários estilos musicais, este DJ Set promete “incendiar a pista de dança”. “Uma mão na anca elegante e festiva, para rodopiar e tirar o pé do chão, mas sempre com a cabeça acima das nuvens e o coração ao peito”, afirma a ACERT.
Teatro & Cinema
Maria
Seia, Casa da Cultura
28 fevereiro (21h30)
A conceituada atriz de cinema Angelina Jolie interpreta o papel de Maria Callas, aquela que é considerada a maior cantora de ópera do mundo. A história do filme leva os espectadores até Paris nos anos 1970, para verem aqueles que foram os últimos dias da vida da cantora, enquanto a mesma confronta a sua identidade e a sua vida.
O Diabo do Entrudo
Lamego, Teatro Ribeiro Conceição
03 março (21h30)
Este documentário explora o Entrudo de Lazarim, uma das celebrações carnavalescas mais genuínas e antigas em Portugal. A película, realizada por Diogo Varela, dedica-se aos caretos e aos seus trajes elaborados, ao mesmo tempo que propõe uma “reflexão sobre as dinâmicas de género e a perpetuação de costumes ancestrais transmitidos entre gerações”, segundo o teatro de Lamego.
A Semente do Figo Sagrado
Viseu, Auditório do IPDJ
06 março (21h00)
Uma película do iraniano Mohammad Rasoulof que é ao mesmo tempo um ato de coragem e de denúncia. O filme inspira-se nas revoltas populares que ocorreram após a morte de Masha Amini, jovem que foi detida pela “polícia da moralidade”. Nomeado para os Óscares de 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional, “A Semente do Figo Sagrado” obrigou Mohammad a ter de fugir do Irão para evitar uma sentença de morte.
Product
Tondela, Auditório 2 ACERT
28 março (19h30)
Com encenação e interpretação de João Tarrafa e Teresa Queirós, esta peça de teatro convida à reflexão sobre a complexidade da condição humana, trazendo para palco uma escala de cinzentos que nos afasta do binómio preto ou branco”. “Existe amor, tensão, comédia, entrega, verdade e redenção”, afirma a ACERT.
Onze artes e uma região
Exposição do “Festival Internacional de Imagem da Natureza”
Santa Comba Dão, Biblioteca Municipal Alves Mateus
04 fevereiro até 14 março
Esta mostra organizada pelo município de Vila Real contem fotografias e desenhos que retratem a biodiversidade e a relação com a natureza aos olhos dos jovens. O projeto procura fomentar o debate sobre temáticas como o ambiente, a biodiversidade e a ecologia.
Exposição “Todos os dias são dias de Abril”
Tondela, Galeria ACERT
Até 16 março
Esta exposição celebra os 50 anos da Revolução de 25 de Abril através de uma mostra que reúne 12 ilustradores e 12 escritores que, através de palavras e imagens, refletem sobre a liberdade e a memória coletiva.
Exposição “Macau em Contrastes (2010-2018)”
Viseu, Biblioteca da Universidade Católica
20 janeiro até 04 abril
A biblioteca D. José Pedro da Silva acolhe uma mostra fotográfica que propõe um “olhar profundo sobre uma Macau em acelerada transformação” e que reflete a “essência de uma cidade marcada por um contexto político de transição e uma economia crescente, impulsionada pelo setor do turismo”, como explica a Universidade Católica.
Exposição “O teatro também é a nossa casa”
Viseu, Teatro Viriato
28 fevereiro até 25 julho
E se todos nós tivéssemos a chave mestra deste teatro? É com este mote que Ângela Rocha apresenta esta mostra, que pretende homenagear os 25 anos do Teatro Viriato. Esta instalação artística convida, através de uma escala minuciosa, o visitante a descobrir 25 universos cujo interior, contruído de forma artesanal, utiliza materiais provenientes do próprio Teatro Viriato.