A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Uns dirão que é uma questão de tempo, outros que as contas têm de fazer-se passo a passo. A verdade é que o Clube Desportivo de Tondela está, dez anos depois da primeira subida à Primeira Liga, cada vez mais perto de voltar ao convívio entre os grandes do futebol português. A subida direta à Primeira Liga até pode acontecer já no este domingo, 4 de maio. No Dia da Mãe, Tondela pode mesmo vir a ser a mãe de todas as festas do desporto luso. No entanto, para isso acontecer têm de verificar-se dois resultados na jornada 32 da Segunda Liga.
Vamos a contas. Nesta fase do campeonato o Tondela tem 58 pontos e tem mais quatro pontos para o terceiro lugar, que é ocupado pelo Alverca. Como apenas os dois primeiros classificados sobem diretamente, as contas da subida direta têm de ser feitas em relação à distância para o terceiro lugar. Há nove pontos por jogar. A festa pode, então, fazer-se em Tondela já este domingo se, o Alverca, atual terceiro, perder na receção ao Paços de Ferreira.
O jogo em Alverca é domingo de manhã. À uma da tarde, o povo de Tondela já saberá se aquele poderá ser o domingo de subida. No entanto, além de o Alverca ter de perder – empatar não chega – o Tondela tem sempre – sempre – de ganhar ao Chaves, no domingo, às seis da tarde. O Chaves está em quarto lugar, a oito pontos do Tondela. No cenário de derrota do Alverca e vitória do Tondela, passariam a ser sete os pontos de vantagem do Tondela para o terceiro lugar, com seis pontos apenas em jogo daí em diante. Nesse caso, poderiam soltar-se os foguetes. A subida estaria já garantida.
Imaginando que o Alverca empata contra o Paços, não há lugar à festa, independentemente do que o Tondela vier a fazer. Nessa situação, mesmo que os auriverdes ganhem ao Chaves, seriam seis pontos a separar Tondela e Alverca, quando há seis pontos por jogar daí em diante e um confronto direto. Na jornada seguinte há um Tondela – Alverca.
Nestas contas terá ainda de ser colocado o Vizela, mas como sobem dois, a preocupação maior dos auriverdes será sempre aumentar o mais possível – até ser definitiva a distância – a margem para o terceiro classificado. O Vizela joga esta jornada em casa do FCPorto B.