Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
por
Paulo Correia
O espetáculo “Cruzeta”, da companhia CEM Palcos, é apresentado este domingo no Teatro Municipal de Ourém. Esta é a primeira apresentação de Cruzeta em 2025, com os atores a subir a palco às 17h00.
Encenado por Graeme Pulleyn e com texto de Abel Neves, a peça “narra a viagem de uma jovem estrangeira que chega a uma pequena aldeia portuguesa com o objetivo de cumprir uma promessa familiar”, afirma a companhia de teatro. A peça conta com as atrizes Ana Vargas e Filipa Fróis, além de um elenco de que faz parte a comunidade sénior de Ourém, orientada pela atriz Rita Camões.
Aquando da criação da peça, o coro de Cruzeta foi interpretado por mulheres do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde. Desde então, sempre que o espetáculo viaja até outra cidade, é desenvolvida uma residência de 2 a 5 dias com a comunidade sénior desse local. É então selecionado um grupo de mulheres entre os 65 e os 85 anos para interpretar o coro da peça, num espetáculo “com uma forte componente intergeracional, que se revela em todo o percurso da criação, expondo a interdependência como uma característica fundamental da existência humana”, considera a CEM Palcos.
Depois dos palcos vem o áudio
O novo podcast da CEM Palcos, intitulado “CEM Rodeios”, já está disponível nas plataformas de áudio. O mote deste podcast é simples: conversas curtas onde se fala, sem rodeios, sobre um pouco de tudo.
Filipa Fróis e Laura Tavares são as locutoras do CEM Rodeios, e recebem no primeiro episódio Clara Pulleyn, Rodrigo Sá e Gabriela Ferreira. Os três jovens atores fazem parte da companhia de teatro jovem da CEM Palcos, intitulada “Primeiro Andar”. O primeiro episódio do podcast, que será mensal com os episódios a sair na última quarta-feira de cada mês, coloca os três convidados a abordar a sua experiência dentro do teatro.
Além do CEM Rodeios, a companhia de teatro tem também o podcast “Ao Décimo Dia”. Este programa coloca, em cada episódio, o holofote sobre dois artistas que, dentro do laboratório de dramaturgia e criação “NOVe”, tiveram nove dias de residência de criação artística. O episódio mais recente teve a presença do dramaturgo Eduardo Corono, assim como da criadora e intérprete Leonor Souza. A entrevistá-los estiveram as (também) produtoras da CEM Palcos.