“Entre Portas” é o videocast mensal da autoria da Remax Dinâmica que…
Nesta entrevista exclusiva, Dona Maria Martins, a caminho dos 90 anos, partilha…
Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
A Câmara de Lamego concluiu as obras de ampliação do Cemitério Municipal da Cruz Alta, perto do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE). Neste investimento de 148 mil euros mais IVA, o projeto incluiu a construção de três edifícios para 153 gavetões e um edifício para 40 ossários.
O presidente da autarquia, Francisco Lopes, explicou que o objetivo da obra “foi colmatar a escassez de espaço para deposição de corpos no Cemitério da Cruz Alta”.
“A ampliação que fizemos em 2015 estava praticamente esgotada, essencialmente devido ao aumento de mortalidade, verificada no período do Covid. Esta ampliação permite dar mais dignidade às pessoas para que continuem a honrar, aqui, a memória dos seus entes queridos falecidos”, disse o autarca, citado numa nota da Câmara de Lamego.
A autarquia acrescenta na mesma nota que tem feito “outras intervenções pontuais” no cemitério, “com vista a melhorar as áreas de circulação e os acessos pedonais”.
Também diversos cemitérios das freguesias do concelho têm sido objeto de beneficiação e ampliação através de protocolos de apoio financeiro concedido pela Câmara às juntas de freguesia.