A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
As regiões do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola apresentaram esta quinta-feira (23 de janeiro), na feira turística FITUR as iniciativas previstas para este ano no âmbito da sua estratégia conjunta de promoção turística. O objetivo passa por fortalecer a colaboração transfronteiriça entre as três regiões.
As iniciativas incluem uma apresentação da estratégia para o mercado ibérico, que terá lugar na Bolsa de Turismo de Lisboa, ações promocionais em junho em Madrid e Lisboa e um encontro empresarial a realizar em Elvas, em novembro, juntando empresários e administrações do setor turístico do Centro, Alentejo e Extremadura.
O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, realçou as vantagens da aliança que começou “há alguns anos, com o pressuposto de que estes são territórios que têm continuidade de território e de culturas e que estão na maior placa recetora de turistas do mundo, que é Portugal e Espanha”.
“São regiões que têm as suas singularidades mas que, com os seus produtos turísticos, com as suas povoações, a sua gastronomia e vinho, fazem parte de uma combinação perfeita de territórios. Estamos aqui para assumir o compromisso de continuarmos a trabalhar juntos, para podermos captar riqueza e, sobretudo, para colocarmos os benefícios dessa riqueza ao serviço das comunidades”, afirmou o governante e ex-presidente do Turismo do Centro.
Já a atual vice-presidente da entidade regional, Anabela Freitas, destacou que “o mais importante desta parceria é o conceito de que somos dois países e um destino turístico”.
“O turismo é uma indústria poderosa, mas é fundamental que o turismo fixe pessoas e crie riqueza nos territórios. Juntos, podemos trabalhar e fazer muito mais pelas nossas gentes, pelos nossos territórios, pela nossa identidade e cultura. Até porque há muito mais que nos une do que nos separa”, acrescentou.
O vice-presidente do Turismo do Alentejo, Pedro Beato, falou de “uma proposta de grande valor para o turismo”. “Temos muito em comum: a fronteira entre Espanha e Portugal é a fronteira que nos une. Todos aqueles que querem conhecer a Península Ibérica dispõem aqui de um excelente destino que reúne três regiões”, disse.
O diretor do Turismo da Extremadura, Jesús Viñuales, sublinhou que, com a estratégia conjunta com o Centro e o Alentejo, o turista “tem a oportunidade de conhecer dois países diferentes num único destino, algo que nos diferencia dos concorrentes”.
“Trabalhar em conjunto com o Alentejo e o Centro de Portugal torna-nos mais competitivos no mercado ibérico e internacional. Se juntarmos Espanha e Portugal, tornamo-nos o principal mercado de turistas internacionais do mundo. Nós, na Extremadura, não podemos deixar passar esta oportunidade”, afirmou.
O Turismo do Centro participa na FITUR, que decorre até domingo (dia 26) em Madrid (Espanha) e é considerado um dos principais certames turísticos do mercado.