No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
CAS de Viseu está instalado no Palácio dos Silveiras, localizado na Rua Direita
O Centro de Apoio Social (CAS) de Viseu celebra no próximo dia 8 de novembro o 19º aniversário. As comemorações contam com a inauguração de uma exposição de fotografia e um almoço/magusto convívio. Para assinalar a data, decorrerá ainda um seminário a 21 de novembro.
O presidente do conselho diretivo do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (ISFA), Tenente-General Luís António Morgado Baptista, irá presidir à cerimónia que acontece na próxima sexta-feira (8 de novembro), pelas 11h00, nas instalações do CAS, no Palácio dos Silveiras, localizado na Rua Direita.
O “Dia do Centro de Apoio Social (CAS) de Viseu” tem como principal objetivo “divulgar e dar a conhecer a missão e atividades realizadas pelo CAS Viseu particularmente no último ano, junto da comunidade e entidades locais, bem como dos seus beneficiários e de toda a família militar”, explicou a associação.
O CAS Viseu foi criado a 3 de novembro de 2005, inicialmente como Delegação do CAS Coimbra. “A sua área de intervenção inclui os distritos de Viseu e Guarda, bem como os concelhos de Belmonte, Fundão e Covilhã, do distrito de Castelo Branco”, apoiando um total de cerca de 4.000 beneficiários”.
Durante as comemorações, serão dadas a conhecer “as valências e equipamentos sociais disponíveis no CAS, bem como os principais programas e ações desenvolvidas neste ano”.
Será ainda inaugurada uma exposição de fotografia nas instalações do CAS Viseu sobre as atividades desenvolvidas nos últimos anos. O dia vai ainda ficar marcado pelo tradicional almoço/magusto de São Martinho “com os seus beneficiários, amigos e toda a família militar”.
As comemorações do 19º aniversário estendem-se até 21 de novembro, com a realização do seminário, “Comunidade de Cuidados-Boas Práticas ao Serviço”.
A iniciativa, organizada em conjunto com as Obras Sociais de Viseu, acontece no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Viseu.
O seminário conta com a presença de várias instituições de apoio e intervenção social locais e nacionais. Segundo o CAS, “tem como objetivo principal refletir sobre a importância da rede Social e do educador social na intervenção socioeducativa numa comunidade de cuidados para todas as idades”.
A sessão de abertura está marcada para as 10h00 e terá intervenções de representantes do IASFA: Centro de Apoio Social de Viseu, das obras Sociais de Viseu, da Segurança Social de Viseu
e Câmara Municipal de Viseu.
Do programa, que não está ainda fechado, fazem parte algumas comunicações com temas como o “Cuidados: A importância da rede Social”, por Maria do Rosário, do Instituto da Segurança Social de Viseu, ou “O Educador Social na Intervenção Socioeducativa com Pessoas Idosas — Que Benefícios?”, com a intervenção da docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Lia Araújo.
Está ainda prevista a presença de representantes do Centro Social Vale do Homem, da Associação Solidariedade Social de Lafões — ASSOL e da Associação Hípica e Psicomotora de Viseu que vão falar aos presentes sobre as boas práticas destas instituições.