Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) está a preparar o serviço de recolha seletiva de biorresíduos, um projeto já apresentado em janeiro no concelho de Tondela. A instituição visa, com isto, “dar resposta às diretivas comunitárias que introduziram a obrigatoriedade de recolha seletiva e compostagem dos biorresíduos”.
O serviço vai abranger hotéis, restaurantes, cantinas e habitações, num total de cerca de 1.800 utilizadores. A Associação do Planalto Beirão salienta que a recolha seletiva porta-a-porta é reconhecida “pela comodidade e pela eficácia na captura de materiais recicláveis separados na fonte, tendo por isso sido escolhido para abordar o desafio da recolha seletiva de biorresíduos”.
O novo serviço, que deverá arrancar até ao final do primeiro semestre, vai assegurar mais de 227 mil recolhas porta-a-porta por ano e uma recolha anual superior a 2.800 toneladas de biorresíduos alimentares por ano.
“Estão a ser ultimadas as características do modelo de funcionamento do serviço, após o que se seguirá a deliberação ao nível intermunicipal sobre a implementação do novo serviço, a contratação dos meios e recursos necessários e a instalação do projeto no território”, acrescenta a associação.
Atualmente, o Planalto Beirão disponibiliza um serviço de recolha seletiva de biorresíduos verdes através de entrega em ecocentros e está a implementar um programa de compostagem doméstica e comunitária que, no final de 2023, contava com 737 compostores domésticos instalados.
Do distrito de Viseu estão incluídos na Associação do Planalto Beirão os municípios de Viseu, Vouzela, Vila Nova de Paiva, Tondela, Sátão, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Penalva do Castelo, Oliveira de Frades, Nelas, Mortágua, Mangualde, Castro Daire e Carregal do Sal. Incluem-se ainda os concelhos de Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Seia (distrito da Guarda), Gouveia (distrito da Guarda), Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra) e Tábua (distrito de Coimbra).