O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Os comerciantes de Cinfães podem digitalizar os seus negócios no projeto Cinfães Digital, promovido pela Câmara e pela Associação Empresarial do concelho.
A iniciativa – apresentada recentemente e integrada nos bairros comerciais digitais que têm vindo a ser implementados no distrito de Viseu – visa “impulsionar o comércio local por meio da tecnologia e da digitalização” através de um marketplace (mercado online) que “conecta de forma prática e eficaz empresários e consumidores, tornando o comércio local mais acessível e dinâmico”, realça o município de Cinfães. Além do site, o marketplace também inclui uma aplicação para telemóveis.
O objetivo do Cinfães Digital passa por transformar o concelho “numa referência de inovação digital no comércio local, permitindo que empresas da região se adaptem às novas realidades tecnológicas e atendam melhor os consumidores modernos”, acrescenta em comunicado.
O investimento previsto é superior a 468 mil euros e o projeto abrange numa primeira fase as principais artérias comerciais da vila como a Avenida de Santa Bárbara, o Largo 25 de Abril e várias ruas adjacentes.
O Cinfães Digital também prevê a instalação de quiosques digitais interativos que também oferecem cacifos para melhorar a logística dos comerciantes e a criação de soluções de realidade aumentada para “proporcionar uma experiência de visita e consumo mais imersiva e inovadora”, sublinha a autarquia.
O projeto também prevê ações de formação aos comerciantes sobre a economia circular, a inovação digital e o marketing digital com o objetivo de “aumentar a sustentabilidade e o perfil digital” dos lojistas locais e o investimento em ferramentas para promover o bairro digital e os estabelecimentos aderentes, “tornando-os mais visíveis e acessíveis online”.
Estão ainda previstos sistemas inteligentes para “otimizar as operações comerciais do bairro e melhorar a análise de dados, ajudando a gerir melhor a atividade económica local” e estratégias de comunicação para “fortalecer a imagem do bairro”, enumera o município.
Entretanto, no âmbito do projeto, já foi implementada a rede Wi-Fi gratuita nas ruas abrangidas pelo bairro comercial, permitindo que qualquer pessoa possa ligar a Internet sem limitações.