A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O projeto FOZge Comigo é uma iniciativa que pretende promover a Foz do Arelho pelo país. Na terça-feira (dia 10), as ciclistas Margarida e Cristina percorreram a segunda etapa, um percurso que as levou de Lamego até Santa Comba Dão. Esta quarta-feira (11 de setembro), dão início à terceira etapa da travessia, com cerca de 100km entre Santa Comba Dão e Caldas da Rainha.
Esta quarta-feira, as ciclistas “continuam a levar o nome da Foz do Arelho por todo o país, ao longo da mítica Estrada Nacional 2”. Ontem foram de Lamego a Santa Comba Dão, com encontros institucionais, trocas culturais e “grandes momentos de superação desportiva” a marcar a segunda etapa da travessia da Estrada Nacional 2.
A passagem por Lamego é descrita pelas ciclistas como um “início de dia apoteótico”. No dia anterior, Margarida e Cristina foram recebidas de forma “calorosa” na cidade de Lamego, onde foram convidadas a assistir ao espetáculo de fogo de artifício que encerrou as Festas dos Remédios, a partir do salão nobre da autarquia. O convite, efetuado pelo presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, “marcou o início de um novo dia repleto de desafios e conquistas”.
No município de Castro Daire, as ciclistas falam de história e hospitalidade. As ciclistas, para além da simpatia com que foram recebidas, ainda tiveram direito a uma “pequena aula de história sobre transumância” enquanto tradição da região. Para além da troca de presentes, o convite para futuras visitas à Foz do Arelho foi reforçado, “provando o sucesso desta iniciativa em promover o nosso destino”.
A terceira paragem, em São Pedro do Sul, foi marcada pela apreciação que o vice-presidente da autarquia tem à Foz do Arelho. O vice-presidente, Pedro Mouro, “um entusiasta declarado da Foz do Arelho”, recebeu as ciclistas em nome do presidente, destacou a beleza da vila e ainda partilhou que “a visita é frequente”.
Já em Viseu, o presidente da Câmara, Fernando Ruas, parabenizou as duas mulheres pela iniciativa FOZge Comigo e “destacou o seu apreço pela região Oeste”. Novamente, “a Foz do Arelho foi elogiada, com promessas de novas visitas, reforçando o impacto desta ação no país”.
O Museu Terras de Besteiros, em Tondela, foi a quinta paragem da comitiva. A visita foi breve, mas houve tempo para a habitual troca de presentes, e ainda “foram traçadas promessas de visitas futuras entre as duas regiões”.
Esta viagem terminou em Santa Comba Dão, onde fecharam o dia “com chave de ouro”. As ciclistas foram recebidas pelo presidente da Câmara, pela vice-presidente e pelo vereador da cultura. A chegada das ciclistas aos Paços do Concelho “foi celebrada com aplausos, reconhecendo o grande esforço de Margarida e Cristina, que continuam a ser o rosto do sucesso desta iniciativa”.
Aquando da promoção da Foz do Arelho, estas ciclistas têm conquistado simpatia e aplausos em cada paragem, com a “determinação e resiliência que inspiram todos os que acompanham esta travessia”.
Hoje, quarta-feira (11 setembro), Margarida e Cristina seguem para a terceira etapa da travessia, uma etapa que percorre cerca de 100km entre Santa Comba Dão e Caldas da Rainha. As paragens em Castro Daire, São Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão repetem-se.
Promover a Foz do Arelho é a missão desta iniciativa que arranca hoje para a terceira etapa.