A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Mais clubes, mais atletas e eventos que duplicaram são alguns dos resultados de Viseu ter sido durante o ano de 2024 Cidade Europeia do Desporto. A iniciativa resultou de uma candidatura e trouxe até à cidade um conjunto de atividades que envolveram associações, clubes e federações.
Apesar de remeter o balanço para o próximo ano, a autarquia avançou já alguns resultados. O vereador do Desporto, Pedro Ribeiro, disse que os “eventos duplicaram”, promoveu-se a “inclusão e descentralização” e falou numa “participação ativa de todos os envolvidos”.
Pedro Ribeiro disse ainda que “as equipas e os atletas aumentaram”, não só por causa deste título mas “também pelo trabalho exímio dos clubes”.
O tema foi abordado esta quinta-feira (19 de dezembro) na reunião de executivo e depois de o vereador do Partido Socialista ter questionado sobre “o ponto de situação”.
João Azevedo quis saber quais os custos e investimento do evento, se houve investimento em infraestruturas e se o executivo tem expectativas em ganhar o prémio de melhor cidade europeia do desporto.
“Não me interessa o prémio, interessa-me o que cá ficou”, disse o presidente da câmara Fernando Ruas. O autarca disse ainda que o balanço será feito no próximo ano, mas que a avaliação tem sido feita.
Durante este ano de Viseu Cidade Europeia do Desporto, a autarquia previa a realização de mais de 400 eventos desportivos, envolvendo mais de 4500 atletas federados, mais de 55 clubes associados e mais de 225 infraestruturas.