Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
por
Teresa Martins
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Uma comitiva da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, que junta grande parte do norte do distrito de Viseu, está em Bruxelas (Bélgica) para uma série de reuniões com eurodeputados, representantes de direções-gerais da Comissão Europeia e entidades comunitárias.
Os encontros decorrem desde segunda-feira (17 de fevereiro) e até sexta (dia 21) e visam “intensificar o diálogo com as instituições europeias e dar a conhecer as especificidades, desafios e potencialidades dos 19 municípios que compõem a CIM Douro”, explica a comunidade intermunicipal.
A CIM espera que as reuniões permitam sensibilizar os decisores políticos europeus “para as necessidades da região e para a importância de projetos de investimento que promovam o desenvolvimento sustentável, a coesão territorial e a criação de emprego”.
Entre os assuntos abordados, estão a promoção de projetos que visem a valorização do património cultural e natural, a promoção da inovação e da economia circular, o desenvolvimento de infraestruturas e a melhoria da qualidade de vida das populações, o reforço da cooperação com as regiões vizinhas – nomeadamente Espanha – e a consolidação do potencial turístico e da marca Douro.
Para o presidente da CIM, Luís Machado, esta é uma forma de “mostrar aos nossos parceiros europeus que somos uma região dinâmica, com um grande potencial de desenvolvimento”.
“Através desta missão, pretendemos atrair investimentos, projetos e parcerias que nos permitam construir um futuro mais próspero e sustentável para a nossa região, englobando além das características vinhateiras, o turismo, a hospitalidade, a residência como fixação de comunidades e, merecidamente, a prosperidade para toda a região, que é vasta”, acrescenta o responsável.
A CIM Douro acredita ainda que a missão em Bruxelas “irá contribuir para um maior reconhecimento da região do Douro a nível europeu e para a obtenção de resultados concretos que beneficiem as populações locais”.
A CIM Douro abrange 19 concelhos, entre eles a maioria dos municípios do norte do distrito de Viseu: Armamar, Lamego, Moimenta da Beira. Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.