A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões vai avançar com a criação de uma rede patrimonial na região.
No âmbito desta iniciativa, a CIM já realizou na semana passada visitas-teste aos recursos culturais e patrimoniais dos concelhos de Carregal do Sal, Nelas, Santa Comba Dão, Tondela e Vouzela, realizadas nas passadas quinta e sexta-feira (16 e 17 de setembro).
Em comunicado, a comunidade intermunicipal explica que as visitas contam com “o envolvimento direto dos técnicos municipais de turismo e responsáveis pelos recursos culturais e patrimoniais dos seus 14 municípios” no âmbito do processo de capacitação iniciado em novembro do ano passado.
“Estas visitas integram-se no processo de estruturação da Rede Patrimonial Viseu Dão Lafões, permitindo a realização de momentos de trabalho entre os municípios, através do conhecimento e descoberta dos recursos culturais e patrimoniais”, é explicado na nota, que acrescenta que o programa decorre no âmbito de uma candidatura financiada ao abrigo do Centro 2020.
“As visitas-teste são tidas como um formato prático e dinâmico, que permite aos técnicos das áreas da cultura, património e turismo, conhecer os recursos e produtos turísticos da região, no âmbito das suas competências e atividades de visitação, com o objetivo de promover a qualificação da oferta do segmento de Turismo Cultural”, pode ler-se.
As visitas-teste vão continuar a decorrer até 1 de outubro, com programas preparados pelos próprios municípios.
Nas próximas quinta e sexta-feira (23 e 24 de setembro), as visitas vão decorrer em Aguiar da Beira, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva. A 30 de setembro e 1 de outubro, será a vez de Castro Daire, São Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Viseu.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, defende que a entidade tem trabalhado no “posicionamento de Viseu Dão Lafões enquanto destino de excelência no âmbito do turismo cultural e patrimonial”.
“Nesse sentido temos focado o nosso know-how, não só na ativação e valorização dos inúmeros recursos patrimoniais do território, mas também na qualificação dos técnicos e agentes de turismo, cultura e património espalhados pelo território”, acrescenta.
Nuno Martinho afirma ainda que as visitas pretendem ser “uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de um conhecimento mais profundo da vasta riqueza arquitetónica, arqueológica e patrimonial que compõe todo o território de Viseu Dão Lafões, ficando os agentes turísticos mais qualificados para dar resposta às necessidades e questões dos turistas a uma escala intermunicipal”.