Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
O Parque Urbano de Touro, em Vila Nova de Paiva, recebe no fim de semana de 8 e 9 de março a 13.ª edição da Feira do Fumeiro do Demo. Cláudia Martins e os Minhotos Marotos são os cabeças de cartaz musicais do evento.
De resto, a Feira do Fumeiro vai contar com gastronomia, artesanato, prova de fumeiro, espetáculos e animação.
O programa começa às 11h00 do dia 8, sábado, com uma arruada da Fanfarra Tourense. Às 11h30, será apresentado o livro “Agricultura sem papas na língua” de José Martino. Depois da segunda atuação da Fanfarra Tourense (marcada para as 14h30), tocam o Grupo de Cantares da Cerdeira (15h00), a dupla Raquel & Rodrigo (16h30), os Marotos da Concertina (18h30), a fadista Sílvia Mitev (20h00) e a banda Insert Coin (22h30), bem como a animação itinerante de Malamados.
A 9 de março, domingo, o dia começa com mais uma arruada, desta vez do grupo Contr’ó Bombo. A sessão solene está marcada para as 11h00, acompanhada de uma prova de fumeiro e de uma visita das entidades convidadas aos expositores. Pelas 14h30, entra em cena a escola de samba da Associação Unidos de Vila Cova à Coelheira.
O evento termina com os cantares ao desafio com Naty Vieira, Américo Silva, Liliana Oliveira e Borguinha de Braga (16h00) e com o concerto de Cláudia Martins e dos Minhotos Marotos (18h00).
A Câmara de Vila Nova de Paiva e a Junta de Freguesia de Touro organizam a Feira do Fumeiro. O evento no Parque Urbano de Touro tem sido realizado com o propósito de estimular a economia e a gastronomia locais, nomeadamente através do fumeiro típico da região, que continua a ser produzido. Na última edição, em 2024, o certame recebeu 12 mil visitantes.