Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
Cerca de 30 sacerdotes e diáconos da Diocese de Viseu vão debater em Fátima “a comunicação da fé em tempos de mudança”, o mote das Jornadas de Formação do Clero do Centro.
A Diocese de Viseu volta a promover o evento, que vai decorrer de 28 a 30 de janeiro, em conjunto com as dioceses de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima e Portalegre-Castelo Branco. Aos cerca de 30 inscritos de Viseu vão juntar-se 125 das restantes dioceses.
A formação vai fazer uma análise do tempo pós-cristão, recordar como a fé era comunicada nos inícios do cristianismo e perceber como se concretiza hoje o processo de iniciação à fé e integração comunitária.
Todos esses temas vão ser abordados pelo teólogo João Manuel Duque, pela biblista Maria José Schultz Montalbetti e pelo pastoralista Juan Carlos Carvajal Blanco em cada um dos três dias do encontro.
Nos dois primeiros dias do evento, também vão decorrer quatro ateliês temáticos durante a tarde. Estas sessões abordam temas como a inteligência artificial, as redes sociais, as multi-identidades e as multiculturalidades.
Na tarde do último dia, vai ter lugar o painel “Comunicação da fé e reorganização pastoral”. Lá, vão ser apresentados os testemunhos da diocese espanhola de Mondoñedo-Ferrol e da arquidiocese italiana de Spoleto-Norcia. Ambas as dioceses estão em processo de reorganização territorial e pastoral.
Já nas duas noites do encontro, vão ser ouvidos os testemunhos de quem participou na Assembleia Geral do Sínodo e vai haver um momento de stand-up comedy de Tomás Rodrigues. Os trabalhos vão decorrer no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.