computador-trabalho-escrita-internet-abuso-cibercrime-pc-portatiljpg
Linha da Beira Alta comboio Mangualde passageiros 5
joana cruz web
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
João Martins Casa com Casa

Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…

15.04.25

O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…

14.04.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

14.04.25
Francisco Lopes, presidente Câmara Lamego
cristiano costa cds são pedro do sul
carregal_do_sal_camara_2
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Começou a dançar em casa e agora está apurado para concurso mundial

Começou a dançar em casa e agora está apurado para concurso mundial

Leandro Vital tem 18 anos e aprendeu a dançar sozinho. Foi a solo que conquistou o primeiro lugar numa categoria do All Dance Portugal

Carolina Vicente
 Começou a dançar em casa e agora está apurado para concurso mundial - Jornal do Centro
15.04.25
carolina.vicente@jornaldocentro.pt
Jornal do Centro
partilhar
 Começou a dançar em casa e agora está apurado para concurso mundial - Jornal do Centro
15.04.25
pub
 Começou a dançar em casa e agora está apurado para concurso mundial - Jornal do Centro

O jovem de Viseu, Leandro Vital, conquistou recentemente o primeiro lugar na categoria de Contemporâneo Pré-profissional, no All Dance Portugal 2025. O concurso decorreu de 4 a 10 de abril, no Europarque, em Santa Maria da Feira.

Leandro Vital tem 18 anos e começou a dançar em casa. Durante algum tempo, quem o ensinou foi o YouTube. O jovem conta ao Jornal do Centro que, “por conta de questões financeiras”, não tinha a possibilidade de frequentar uma escola de dança, e optou por ver vídeos na plataforma. 

“Comecei a desviar o sofá da minha sala. A minha mãe zangava-se comigo, dizia para eu parar de desarrumar a sala para ter espaço”, conta o bailarino entre risos. Aos poucos, Leandro começou a “ganhar elasticidade e a fazer coisas sozinho”, sempre através do “professor digital”.

Aos 16 anos, o jovem de Viseu descobriu uma escola de dança em Aveiro para a qual concorreu com uma coreografia da mesma plataforma às provas de admissão. “Entrei com 16 anos e comecei a dançar há um ano”, diz Leandro Vital.

Agora, o bailarino concorreu à categoria de dança contemporânea pelo festival All Dance Portugal 2025 e conquistou o primeiro lugar. Foi a primeira vez que o jovem esteve numa competição e também a sua primeira vez em palco.

“Concorri a solo e de forma independente, sem nenhuma escola”, conta Leandro. A coreografia é da autoria do próprio e de uma amiga que o ajudou com o feedback.

A competição levou mais de 5000 bailarinos a palco e o jovem de Viseu explica que “foi extraordinário. Aquilo que senti foi orgulho. Senti imenso orgulho no trabalho que tinha feito em tão pouco tempo e no esforço que fiz para poder dizer que aquele lugar era merecido”.

Leandro Vital confessa ao Jornal do Centro que a dança é o que realmente gosta. “Quando cheguei ao All Dance, não via nada para dar certo. Mas quando recebi aplausos tão verdadeiros e vi sorrisos na cara da plateia e dos júris, tive a certeza que tinha feito a minha melhor escolha, que era dançar. E ainda bem que eu segui o meu sonho”.

O próximo passo é a competição mundial. Leandro conquistou o primeiro lugar na categoria de contemporâneo pré-profissional e ficou apurado para o All Dance World 2025, que acontece em Orlando, nos Estados Unidos da América, de 27 de novembro a 1 de dezembro.

“Quero ir ao Mundial e também quero ir ao europeu”, diz Leandro. “Quero viver experiências novas. Mesmo que eu não ganhe, mesmo que eu não fique classificado, quero continuar”, acrescenta.

Nas redes sociais, o jovem encontra-se a angariar fundos para a ajuda nos custos de alojamento, transporte, alimentação e inscrição na competição europeia, que acontece no verão em Tarragona, Espanha.

pub
 Começou a dançar em casa e agora está apurado para concurso mundial - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Começou a dançar em casa e agora está apurado para concurso mundial - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar