A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Começa já esta quinta-feira (3 de abril) a quarta edição da Feira do Livro de Moimenta da Beira, que propõe apresentações de livros, teatro, momentos musicais, animação infantil e outras atrações. A iniciativa, organizada pela Câmara, realiza-se até domingo (dia 6) e vai decorrer pela primeira vez no Terreiro das Freiras, a praça mais histórica de Moimenta.
Nestes “quatro dias de grande palco dedicado aos livros e à cultura” conta como cabeças de cartaz a cantora Áurea, o escritor Afonso Reis Cabral, o jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho, o comediante Eduardo Madeira e o autor José Rodrigues.
A Feira do Livro começa com a peça de teatro “A Menina dos Fósforos”, dedicada aos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo e com sessões às 10h00 e 14h15 desta quinta-feira. Com a direção artística da Romana Sá Gomes, o espetáculo é uma adaptação do conto de Hans Christian Andersen e aborda temas como a desigualdade social, a solidão, a solidariedade e a compaixão.
Os 500 anos de Luís de Camões também vão ser evocados com o espetáculo de animação infantil “Caravela Portuguesa”, com várias sessões ao longo dos quatro dias da Feira do Livro.
Esta sexta-feira (dia 4), o evento recebe Afonso Reis Cabral, que irá falar a partir das 10h00 com alunos dos ensinos secundário e profissional, e Áurea, que falará a partir das 14h30 sobre o projeto Planeta Slow, que pretende educar os jovens para a sustentabilidade, numa sessão com estudantes do segundo e terceiro ciclos.
No sábado (dia 5), o escritor e jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho irá estar em Moimenta da Beira para uma sessão agendada para as 21h00. O escritor tem uma obra literária com dez livros publicados, entre eles dois premiados: “Daqui a Nada”, lançado em 1992, vencedor do Prémio Jovens Talentos das Nações Unidas, e “O Pianista de Hotel”, publicado em 2017 e galardoado com o Prémio Autores de Melhor Livro de Ficção Narrativa de 2018.
Ainda no sábado, estão previstas várias outras atividades, entre elas a apresentação do livro “Floresta de Bach” de Cláudia Martinho, a atuação da Artetuna às 16h15, o lançamento da Carta Arqueológica de Moimenta da Beira com o arqueólogo José Carlos de Jesus Santos às 16h30, a inauguração do Espaço Eduardo Salgueiro/Editorial Inquérito às 17h30 e o concerto da Orquestra CemNotas às 20h30.
A Feira do Livro encerra no domingo (dia 6). Um dos destaques é a peça “A Viagem de Camões”, da Associação Era Uma Voz, que será apresentada às 15h00. O espetáculo, criado por Pedro Beirão e Clara Fonseca Borges, conta de uma forma divertida e didática os momentos marcantes do percurso de Camões como a sua juventude, as batalhas que enfrentou, o exílio e a criação da sua obra-prima “Os Lusíadas”.
Às 16h00, arranca o encontro com o escritor José Rodrigues. Natural de Viseu, mas com ligações profissionais em Moimenta da Beira, José é autor de seis livros. O seu romance mais recente é “O quinto pescador”. A programação do “Interior no Livro” encerrará com a apresentação de Eduardo Madeira às 17h15, antecedida pela atuação da Academia de Música Quinta do Ribeiro.