Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
As celebrações anuais em honra do Mártir São Sebastião, em Moimenta da Beira, têm uma característica peculiar que remonta às suas origens históricas: a Comissão de Festas é composta exclusivamente por jovens homens que completam 24 anos no ano em que organizam o evento. Esta tradição está enraizada na cultura local e continua a ser um dos marcos distintivos das festividades.
A prática, segundo os organizadores, tem ligação direta ao passado da vila e ao regresso dos jovens do serviço militar. “É uma festa feita só por homens, porque é mesmo o contar da história das pessoas que vinham da tropa”, explicam. É esta ligação histórica que reflete o valor das tradições e o papel dos jovens na preservação do património imaterial da região.
Apesar da ligação ao passado, a composição exclusivamente masculina e jovem da Comissão acarreta desafios específicos. Os membros, que maioritariamente não têm experiência prévia, enfrentam o desafio de organizar uma festaconsiderada uma das mais tradicionais da vila. “Eu nunca fiz festa nenhuma. É a primeira vez que estou a fazer. É um bocado desafiador, mas tentamo-nos organizar com pessoas que já fizeram noutros anos. Temos sempre um familiar que já fez e tenta orientar-nos um bocado”, referem.
Para além da falta de experiência, a Comissão enfrenta a necessidade de se adaptar e de se “desenrascar à sua maneira”. No entanto, os organizadores sublinham o impacto positivo da experiência para o futuro. “É algo para futuramente já conseguirmos fazer uma festa de outra dimensão. Ajuda-nos”, afirmam.
Esta tradição de confiar a organização da festa a jovens homens de 24 anos dá ênfase ao sentido de identidade e continuidade entre gerações. O vínculo com a história e a importância da transmissão de conhecimentos são pilares da manutenção das festividades.
O Terreiro das Freiras, em Moimenta da Beira, acolhe no domingo, 15 de dezembro, às 18h00, o tradicional Leilão do Mártir São Sebastião. O evento é organizado pela Comissão de Festas em honra do Mártir São Sebastião e integra as celebrações anuais que culminam a 20 de janeiro, data em que se assinala o aniversário do santo padroeiro.
O Mártir São Sebastião é honrado como “protetor da fome, peste e guerra”, e as festividades associadas a esta figura religiosa são conhecidas como “as mais antigas, populares e tradicionais” da vila de Moimenta da Beira.
Entre os produtos leiloados encontram-se itens típicos da região: “De tudo. Produtos tradicionais como azeite, vinho, batatas, tudo que possa ajudar”, acrescentam os responsáveis.
As próximas celebrações do Mártir São Sebastião estão agendadas para os dias 18, 19 e 20 de janeiro.