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Num mundo conectado de uma forma nunca vista, a concorrência de empresas globais e internacionais cresce todos os dia. Para enfrentar este desafio, as empresas criam várias maneiras de destacar os seus produtos, tais como a personalização deles com a localização, entre outras. Criar uma ligação mais substancial com os seus consumidores tem sempre de ser a prioridade para não falir no mundo de hoje.
A Importância da Localização
Algo que tem se destacado pelo seu eficaz é a localização. Localização é quando uma empresa internacional adapta seus produtos para competir em um mercado específico em um local específico. Alguns exemplos de localização podem ser tão pequenos quanto a tradução da língua, até a criação de uma campanha inteira baseada nas crenças locais.
Para olhar a um exemplo do mundo real, pode-se usar o exemplo da Fast Slots em português, ou seja, um cassino online que, apesar de não ser português, adaptou seu conteúdo para o mercado português e brasileiro. Abordar locais diferentes assim, uma empresa consegue criar laços com a população local, garantindo um relacionamento estável.
Marketing Digital Personalizado
Uma via aos corações dos consumidores locais é a de Marketing Digital Personalizado. Ao invés de, por exemplo, simplesmente usar o mesmo influenciador em todos os países, uma empresa esperta pode contratar um(a) influenciador(a) local, um(a) que o mercado local já conhece bem. Isso porque sem uma conexão entre a empresa e o povo, dificilmente o povo queria mudar das marcas com as quais já estão acostumados.
Já celebrou Diwali? Mais provavelmente, a resposta seja “não” pela maioria de portugueses. Isso porque Portugal não tende a celebrar o famoso festival de luzes hindu. Mas na Índia, é um festival importantíssimo. Utilizando mudanças locais, as empresas se conectam melhor com os seus clientes.
Atendimento ao Cliente e Suporte Localizado
Algo que pode determinar o destino de uma marca, seja grande sucesso ou falecimento terminal, é o atendimento ao cliente. Sem suporte local para seus produtos, um mercado pode perder a fé no produto.
Além dos óbvios assistências IA e a capacidade de se comunicar no seu próprio idioma, uma empresa que investe em um atendimento mais personalizado frequentemente cria laços mais fortes com seu mercado alvo.
Adaptação de Produtos e Serviços
Algo mais que as empresas frequentemente fazem é a adaptação de seus produtos e serviços. Desde a mudança de alguns ingredientes para cumprir algumas restrições religiosas locais até a troca de embalagens de plásticos para as de papel pode ser o diferencial no mercado local.
McDonald’s é um ótimo exemplo no mundo real. Ao invés de utilizar o mesmo menu em todos os locais, a super empresa tenta proporcionar um ambiente mais aconchegante para os locais por mudar as opções de comida, frequentemente criando opções que o povo local é mais confortável.
Conclusão
Por entender seu mercado alvo, uma empresa pode maximizar a interação do povo com os seus produtos. Por tomar um passo para eles, eles também vão dar um passo para a mercadoria desejada. Ou seja, o sucesso de uma empresa global pode contar, e frequentemente conta sim, com a inclusão local e a adaptação de seus produtos.