A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Um tabuleiro de jogo, quatro peões com cores diferentes, 53 cartas e mais de 150 desafios. Mais do que ser apenas um meio de diversão, o jogo “O Jovem Autarca” pretende desenvolver nos mais jovens conceitos de cidadania e de gestão do território. O objetivo é abordar questões do dia a dia à frente da coordenação de um município.
“O Jovem Autarca” pode ser jogado por duas a quatro equipas. Os participantes podem escolher dois níveis de dificuldade. Um dos níveis é recomendado para crianças dos seis aos 12 anos e o outro para maiores de 12 anos. Cada uma das cartas tem duas faces, sendo que a face azul diz respeito às questões para crianças até aos 12 anos, e a face amarela corresponde ao nível mais difícil. Em cada lado da carta encontram-se três tópicos, um relacionado com o “Poder Local”, outro com “Política” e um terceiro com “Cidadania”.
No primeiro tópico, os jogadores devem sugerir uma proposta de medida ou ação que vá de encontro ao tema sugerido, sendo que a melhor proposta ganha a ronda. No tópico da “Política”, são enumeradas três possíveis respostas a uma questão ligada diretamente com política. Já no terceiro tópico, as três possíveis respostas enumeradas têm que ver com uma questão sobre cidadania.
(Para ler mais na edição impressa desta semana do Jornal do Centro)