No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Maria Duarte - Era Viseu Viriato
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
A compra de um imóvel é uma decisão muito importante nos dias de hoje. Não estamos a lidar apenas com um bem necessário, mas também o realizar de um sonho para muitas pessoas. É um processo complexo, que envolve planeamento financeiro, pesquisa de mercado e atenção a diversos detalhes legais e burocráticos. Ao recolher as melhores informações, não tenho dúvidas de que será um processo muito mais simples.
O que devemos fazer em primeiro lugar?
Antes de começar a procurar um imóvel, é fundamental analisar a sua situação financeira, verificar quanto pode pagar mensalmente, considerando o seu salário, outras despesas fixas e eventual reserva de emergência.
A maior parte dos financiamentos exige uma entrada, que pode variar entre 10% e 20% do valor do imóvel. Contudo, já se encontram em vigor apoios do Estado na comparticipação nas entradas dentro dos requisitos legais. Esta medida estará vigente até ao final do ano de 2025.
O que também é importante definir?
É muito importante definir o tipo de imóvel que quer comprar, se pretende apartamento ou moradia. É importante também ter em consideração as necessidades a nível de localização, sendo este um dos fatores muito importantes, tenha em conta a proximidade do trabalho, escolas, comércio, transporte público e também sobre a valorização da área ao longo do tempo.
Considere também fatores que podem influenciar a sua vida a médio e longo prazo, como o crescimento populacional na área, novos empreendimentos e infraestruturas.
O que é importante pesquisar?
Informe-se sobre os preços médios dos imóveis na região desejada.
Contate Consultores Imobiliários, e aqui, tenha atenção a que o mesmo tenha experiência, principalmente na zona pretendida para que o consiga ajudar a encontrar o imóvel que vá ao encontro das suas necessidades.
Caso seja um investimento e não um imóvel para morar, verifique a valorização histórica dos imóveis na área e as tendências de crescimento da região.
Conclusão
A compra de um imóvel exige todo um processo e uma análise detalhada de muitos aspetos financeiros