Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
por
Paulo Correia
Organizar o jardim quando se tem um cão é essencial para garantir o bem-estar e segurança do animal, além de assegurar a funcionalidade do espaço. Por isso mesmo, aconselhamos-lhe planear e organizar bem o espaço, de modo a conseguir um ambiente seguro e cómodo para as brincadeiras, mas também para o cão descansar e até se proteger das variações climáticas. Tudo isto, sem comprometer a estética e o uso do seu jardim pelos humanos.
Para começar, considere quanto do seu jardim é para o seu cão. Para isso, considere perigos externos como a sua rua ou o trânsito, mas também se há outros animais na vizinha, a altura da cerca e do portão, entre outros.
Assegure-se também de que há espaço para o animal brincar e se exercitar sem estragar nada. Independentemente da raça, os cães precisam de estímulos físicos e mentais. Nesse sentido, apresentamos-lhe algumas ideias que o seu cão vai, com certeza, aprovar:
Vai ver que como uma vez definida qual é a área do jardim reservada ao cão, ficará mais fácil de a organizar.
Começando, então, pela organização, aconselhamos-lhe a investir num abrigo de jardim. Trata-se de uma solução prática para guardar todos pertences do animal, garantindo que estão sempre à mão. É o sítio perfeito para guardar e conservar a ração do cão, assim como os produtos de higiene, brinquedos, toalhas, trelas e coleiras. Se a zona do jardim onde o vai colocar está demasiado exposta, considere investir num abrigo para jardim mais robusto. Deste modo, assegura uma proteção extra contra desgastes associados ao excesso de calor, humidade e também contra a chuva.
Se o seu cão foi/é ou está a ser treinado, sabe bem como ocaniltem um papel determinante neste processo. Este deve ser um espaço onde o animal se sente seguro, podendo fazer toda a diferença nos momentos em que este fica mais ansioso – como quando está sozinho em casa, por exemplo. Posto isto, um bom canil deve ser seguro, bem ventilado e confortável, devendo proteger o cão nos dias de muito sol, frio ou chuva. Lembre-se também de o higienizar com frequência.
Como pode ver, organizar o jardim para o cão vai muito além de ter um jardim bonito! Considere as necessidades do animal e planeie, de modo a ter uma zona estimulante e bem organizada, sem ter de sacrificar a funcionalidade e a estética da sua preferência. Afinal, tão importante como o seu cão desfrutar do jardim, é que você é a sua família também o façam!