A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Apresento-vos Simba! O verdadeiro rei lá de casa. Este gato persa, com…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
José Carreira
por
Jorge Marques
A compra de uma moto-quatro para operações de socorro e um projeto de apoio a pessoas com deficiência foram as propostas mais votadas no orçamento participativo da Câmara de Carregal do Sal.
O projeto “Salvar e Prevenir em Segurança” foi a proposta vencedora da componente Cidadão, ao receber 347 votos.
Com um orçamento de 17.965,50 euros, o projeto prevê a aquisição de uma moto-quatro com reboque e maca de resgate com o objetivo de “prestar um socorro mais eficaz em áreas remotas que impossibilitam o acesso em ambulância” como percursos pedestres, terras agrícolas e atividades de desporto da natureza.
Além disso, acrescentam os proponentes, o veículo também desempenharia um papel importante “nas prevenções de eventos, apoio ao posto de comando em incêndios rurais, análise de risco e vulnerabilidades, combate à vespa asiática, apoio à atividade da Proteção Civil, entre outras”.
“Com a aquisição deste veículo, ficamos mais bem preparados para acorrer as situações já identificadas, reduzindo o tempo de resposta, esforço dos bombeiros em ações de resgate e economia de meios”, sublinham os subscritores da proposta vencedora.
Já na categoria Instituição, o projeto “Núcleo Beira-Dão apoia a inclusão” obteve o maior número de votos (323). Com uma verba de 11.890 euros, a delegação da associação Pais em Rede quer proporcionar aulas de equitação terapêutica a 10 jovens e adultos com deficiência do Núcleo Beira-Dão e da Associação de Paralisia Cerebral, e atividades promotoras da inclusão social durante as férias escolares de verão.
Também entre os objetivos do Núcleo Beira-Dão, está a continuidade do projeto “E depois dos 18?”, com o alargamento do horário de funcionamento para as tardes de sexta-feira e com atividades intergeracionais, envolvendo jovens com deficiência e idosos.
No total, segundo a Câmara de Carregal do Sal, foram validados 874 votos de munícipes que participaram no orçamento participativo. A autarquia dá uma verba de 30 mil euros anuais, repartida pelas duas propostas vencedoras das modalidades Cidadão e Instituição.