No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
A pintura é um serviço de obra tão importante como qualquer outro,…
Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Comprar casa para arrendar em Viseu rendeu 5,5 por cento aos senhorios no final do ano passado. Segundo o site imobiliário Idealista, Viseu é a oitava capital de distrito mais rentável para investir numa habitação e colocá-la no mercado de arrendamento.
De acordo com os dados do portal, no quarto trimestre de 2024, o preço médio de venda em Viseu ronda os 1.587 euros por metro quadrado e o preço de arrendamento não vai além dos 7,3 euros por metro quadrado. Das contas, resultou uma percentagem bruta da rentabilidade de 5,5%.
Viseu só é ultrapassada por Santarém (rentabilidade de 7,5%), Coimbra (6,5%), Braga (5,9%), Setúbal (5,9%), Évora (5,9%), Leiria (5,9%) e Porto (5,7%). Atrás estão Faro (5,4%), Viana do Castelo (5,2%), Funchal (5,2%) e Lisboa (4,6%).
Em termos nacionais, a rentabilidade bruta da compra de uma casa em Portugal para colocá-la no mercado de arrendamento foi de 6,9% no último trimestre de 2024, menos 0,4 pontos percentuais face à taxa calculada para o mesmo período de 2023 (7,3%).
O Idealista também analisou a rentabilidade de outros produtos imobiliários a nível nacional. Os escritórios permitem uma rentabilidade de 9%, as lojas 8,4% e as garagens 5,2%.
Para a realização deste estudo, o site dividiu o preço de venda pelo custo de arrendamento solicitado pelos proprietários nos diferentes mercados no quarto trimestre de 2024. O resultado obtido é a percentagem bruta da rentabilidade que proporciona o arrendamento de uma casa ao seu proprietário.
Os dados permitem a análise do estado atual do mercado e podem constituir um ponto de partida básico para os investidores que queiram comprar imóveis para obter rendimento.