Hoje apresentamos a Sharon, uma cadelinha Maltez com 11 anos. Vem de…
O espaço de arquitetura, em colaboração com a Finstral, organizou mais uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Felisberto Figueiredo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
João Brás
Os concelhos de Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Aguiar da Beira têm agora um portal e uma app que dá a conhecer os produtos endógenos da região e que proporciona experiências turísticas. O site e aplicação “Dão Emoções” foi apresentado no último sábado (7 de setembro) no Mercado Municipal de Nelas, durante a Feira do Vinho do Dão.
O projeto da Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD) representa “um importante passo na promoção e valorização do território, proporcionando uma experiência multissensorial e inovadora que coloca o Dão no mapa do turismo nacional e internacional”, explica em comunicado a Câmara de Nelas.
Emanuel Ribeiro, coordenador da ADD, apresentou as funcionalidades do portal e da app e explicou que a estratégia visa a “requalificação e reestruturação da oferta turística sub-regional, ancorada na valorização dos produtos endógenos” como o vinho, a maçã ou o queijo.
O projeto inclui ainda um stand de realidade virtual que será futuramente instalado em cada um dos municípios envolvidos e conta com experiências imersivas para turistas e residentes da região, destacaram Cristóvão Monteiro, da CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, e Paulo Duarte, da UBIwhere, que abordaram os aspetos técnicos da conceção e desenvolvimento da app.
Também o presidente da Escola de Hotelaria de Coimbra, José Luís Marques, reforçou a importância do “Dão Emoções” para a promoção internacional da região. “A app ajuda a levar ao mundo os nossos produtos turísticos de excelência, como o vinho do Dão, e é com grande satisfação que vemos o trabalho da ADD a assinalar 30 anos com esta iniciativa”, afirmou.
Já o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, elogiou o trabalho realizado pela ADD na valorização do território. “O desenvolvimento de uma terra faz-se com pessoas, e este projeto Dão Emoções ajuda a atrair mais gente e a promover o nosso país”, sublinhou.
O presidente da autarquia de Nelas, Joaquim Amaral, destacou o potencial turístico e cultural de Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Aguiar da Beira.
“Temos produtos de excelência em quantidade e foi necessário consciencializar a região para a valorização do que é nosso. Não queremos apenas turistas, mas também que os residentes percebam o valor do território onde vivem. Somos conhecidos pela nossa hospitalidade, não há ninguém no mundo que receba tão bem como nós, beirões, e é com orgulho que apresentamos este projeto”, disse o autarca.
O projeto é financiado pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, que tem como objetivo promover e valorizar os produtos endógenos e a oferta turística da região.
O “Dão Emoções” vai ser apresentado em novembro deste ano em Lisboa.