Sorteio natal 4 tondela
bicicleta foto generica
PJ_Mangualde 1
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

13.01.25

No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…

11.01.25

por
André Rodilhão - Destak Imobiliária

 As vantagens de recorrer a empresas especializadas

por
Eugénia Costa e Jenny Santos

 Depressão: Quebrar o Silêncio
Home » Notícias » Concelho » Lamego » Concurso aberto para direção do Museu de Lamego

Concurso aberto para direção do Museu de Lamego

Até ao final do ano deverão ser lançados os concursos de seleção dos restantes equipamentos da empresa Museus e Monumentos de Portugal

 Concurso aberto para direção do Museu de Lamego
02.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Concurso aberto para direção do Museu de Lamego
15.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Concurso aberto para direção do Museu de Lamego

Os concursos internacionais para a direção de cinco equipamentos culturais do país e do curador da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE) foram lançados esta segunda-feira, anunciou a Museus e Monumentos de Portugal (MMP).

De acordo com um anúncio da MMP publicado no seu ‘site’, foram abertos concursos para a direção do Museu Nacional do Azulejo, do Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, em Lisboa, do Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, e do Museu de Lamego, na sequência da reorganização orgânica da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que entrou em vigor em janeiro deste ano.

A 31 de julho tinham sido abertos os primeiros concursos internacionais, para as direções do Laboratório José de Figueiredo (LJF), em Lisboa, o Museu de Alberto Sampaio, o Paço dos Duques e o Castelo de Guimarães, todos naquela cidade da região norte do país, cujo prazo termina na quarta-feira.

O prazo para submissão de candidaturas desta segunda fase dos procedimentos de seleção de direções da MMP decorre até 02 de outubro, segundo a empresa pública.

Os mandatos serão exercidos em regime de comissão de serviço com a duração de três anos, entre 2024 e 2027, renovável por iguais períodos, precisa.

Os júris dos concursos, designados pelo conselho de administração da MMP com homologação da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, integram elementos nacionais e estrangeiros, incluindo académicos, investigadores e especialistas nas áreas da cultura, património e museologia, assim como representantes de associações profissionais do setor.

A escolha dos jurados, a quem competirá a avaliação dos candidatos, “resulta de um trabalho de colaboração” entre a MMP, a Associação Portuguesa de Museologia (APOM), o Conselho Internacional de Museus, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios e a Associação Profissional de Conservadores-restauradores de Portugal.

Podem candidatar-se ao procedimento pessoas com licenciatura, que possuam conhecimentos e competências sólidas na área da museologia ou na área patrimonial, e com aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e gestão.

Até ao final do ano deverão ser lançados os concursos de seleção dos restantes equipamentos da MMP, indica ainda a entidade que tem como objetivos definidos na sua criação a “gestão dos museus, monumentos e palácios nacionais, a execução da política museológica nacional e a proteção, conservação e restauro, proteção, investigação e valorização das coleções nacionais e do património cultural móvel”.

 Concurso aberto para direção do Museu de Lamego

Outras notícias

pub
 Concurso aberto para direção do Museu de Lamego

Notícias relacionadas

Procurar