A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
O concurso de montras de Natal de Viseu ilumina os estabelecimentos comerciais da cidade desde o passado dia 29 de novembro, coincidindo com a inauguração da iluminação natalícia da cidade.
Este ano, cerca de 40 comerciantes estão a concurso, um número inferior ao do ano passado, que contou com cerca de 50 participações.
Gualter Mirandez, presidente da ACDV, destaca que a realização do concurso atrai clientes às lojas e dinamiza a economia local durante a época natalícia.
“Ter as montras iluminadas acaba por atrair bastantes pessoas às lojas. Costumo dizer que o primeiro contacto de uma loja com os seus clientes é a montra. Acho que os comerciantes devem apostar nelas para atrair mais gente.”
De forma a ajudar os participantes a melhorar as suas montras, a ACDV organizou um workshop com uma especialista em vitrinismo do Porto.
“O vitrinismo obedece a determinadas regras que nem todos conhecem. Cerca de 30 comerciantes participaram e, assim, puderam aprender técnicas úteis para esta e futuras iniciativas”, afirma o presidente da associação.
Expectativas dos comerciantes para época natalícia
Gualter Mirandez acredita que a iniciativa é uma forte contribuição para a dinamização do comércio local na cidade.
“Nesta época de Natal, os comerciantes estão mais confiantes por vender um pouco mais, mesmo que já não seja como há uns anos devido à maior oferta comercial. Acaba por ser uma época de mais consumismo, e isso reflete-se no comércio local.”
O concurso de montras, além de ajudar financeiramente os comerciantes, promete dar ainda mais vida às ruas de Viseu, que nesta época de Natal ganham uma magia especial.
A iniciativa, organizada pela Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) em parceria com a Câmara Municipal, insere-se na programação “Viseu Natal” que tem como objetivo celebrar por toda a região a quadra natalícia. Os comerciantes foram desafiados a decorar as montras dos estabelecimentos de acordo com normas específicas do concurso.
As montras participantes devem estar decoradas até 15 de dezembro, dando oportunidade aos júris de fazer a avaliação. Composto por três elementos escolhidos pelo Município e pela Associação Comercial, o painel de júris avaliará as montras sem aviso prévio, com base nos critérios: harmonia e estética, originalidade e criatividade, e adequação ao tema.
Os três primeiros classificados habilitam-se a receber prémios monetários no valor de 750, 450 e 300 euros, respetivamente. Serão ainda atribuídas cinco prémios por participação, no valor de 100 euros cada.
A cerimónia de entrega de prémios será realizada na sede da ACDV, em data ainda por definir.