Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
O Museu Municipal de Oliveira de Frades recebeu recentemente a final do Concurso Concelhio de Leitura, organizado pela Câmara local. Nesta prova foram apurados os vencedores do primeiro, segundo e terceiro ciclos do Agrupamento de Escolas do concelho.
Neste evento, o vice-presidente da autarquia, José Luís Lima, elogiou os alunos por participarem no desafio literário e agradeceu o trabalho e empenho dos professores que “têm tido um papel preponderante junto do mais jovens no gosto pela prática da leitura”.
No primeiro ciclo, Letícia Lajas foi a vencedora, seguindo-se Simão Marto (2.º lugar) e Maria Alves (3.º lugar). Maria Simões e Carlota Jeremias partilharam o 4.º lugar.
Já no segundo ciclo, o primeiro prémio foi entregue a Lourenço Ferreira. Foram ainda distinguidos nesta categoria Luísa Matos (2.º lugar), Ana Correia (3.º lugar), Francisco Gomes e Iara Pereira (4.º lugar).
E no terceiro ciclo, o concurso foi ganho por Laura Fontes. Catarina Ferreira (2.º lugar), Matilde Silva (3.º lugar), Madalena Almeida e Bruna Marques (4.º lugar) foram as restantes premiadas.
Os livros sugeridos para o concurso foram “A menina que detestava livros” de Manjusha Pawagi, “O Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen, “O Mundo em que vivi” de Ilse Losa e “Misericórdia” de Lídia Jorge.
O júri do concurso foi constituído pelo bibliotecário municipal Manuel Tojal, pelo professor João Aparício (também bibliotecário no Agrupamento de Escolas local) e por Paixão Pinto, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.
“Esta iniciativa teve como objetivo promover e estimular a escrita e a leitura de autores nacionais e internacionais nas crianças e jovens do concelho”, realça a Câmara de Oliveira de Frades em comunicado.