No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
A pintura é um serviço de obra tão importante como qualquer outro,…
Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Constálica Ralye Vouzela e Viseu não vai fazer parte do Campeonato de Portugal de Ralis no próximo ano. Esta era uma ambição assumida pela organização do rali que junta Vouzela e Viseu e que, nos últimos anos, tem terminado na Feira de São Mateus.
O diretor da Promolafões, que organiza o Constálica, José Correia, lamenta que a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) não tivesse explicado o porquê de excluir este rali do percurso do Campeonato de Portugal de Ralis. “A Federação não explicou no relatório os motivos pelos quais escolheu aquelas etapas e não outras. Podia tê-lo feito, mas não. Optou por manter o mesmo calendário do ano passado, nem ninguém subiu, nem ninguém desceu. Havia também o Rali de Lisboa que se candidatou para subir e a Federação optou por não mexer no calendário para 2025”, explica.
O responsável acrescenta ainda que, no entender da Promolafões, a FPAK foi “pouco ambiciosa”. “Não quis mexer e manteve as mesmas provas. O Campeonato de Portugal de Ralis ganhava com a inclusão do Constálica Rallye Vouzela e Viseu. Vinha para uma capital de distrito, com o palco final e pódio na maior feira da Península Ibérica. Seria uma lufada de ar fresco para o Campeonato de Portugal de Ralis”, justifica.
José Correia garante também ter “o eco de pilotos e comunicação social que o Constálica Rallyee Vouzela e Viseu está num patamar acima de algumas das provas do Campeonato de Portugal de Ralis”. O responsável diz ainda que está marcada uma reunião a 26 de novembro. E que aí, espera José Correia, vão ser explicados os motivos pelos quais o Constálica Rallye Vouzela e Viseu não integra o Campeonato de Portugal de Ralis. “Vamos reunir no final do mês com todos os envolvidos, os município de Viseu e de Vouzela, Promolafões e Federação. Vamos tentar perceber. Aí haverá uma justificação pela não inclusão deste rali no Campeonato”, antevê.
Certo é que a FPAK já revelou todo o calendário do Campeonato de Portugal de Ralis para 2025. A prova maior do desporto automóvel português em 2025 arranca com o Rallye Serras de Fafe Felgueiras Boticas e Cabeceiras de Basto a 7 e 8 de março e termina em outubro, nos dias 17 e 18, com o Rali Vidreiro Centro de Portugal. Há oito provas pontuáveis, as primeiras quatro são em piso de terra, as restantes em asfalto.
Calendário CPR 2025
7 e 8 março – Rallye Serras Fafe Felgueiras Boticas e Cabeceiras Basto
28 e 29 março – Rallye Casinos do Algarve
2 e 3 maio – Rali Terras D’ Aboboreira
15 a 18 maio – Vodafone Rally de Portugal
13 a 14 junho – Rali Castelo Branco e Vila Velha Rodão
31 julho a 2 agosto – Rali Vinho da Madeira
19 e 20 setembro – Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves Verin 17 e 18 outubro – Rali Vidreiro Centro Portugal