A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A vacinação da Covid-19 para os utentes do concelho de Viseu é agora feita nos centros de saúde. O Centro de Vacinação, que estava localizado no prédio da Segurança Social, encerrou portas no final do ano passado.
O agendamento da toma da vacina pode ser feito diretamente nas unidades de saúde ou, para os utentes entre os 18 e 49 anos, através de auto-agendamento por senha eletrónica, no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
“Com a atualização da norma, as pessoas que não têm patologias associadas e que estão entre os 18 e 49 anos podem fazer a sua vacina e, para facilitar o processo, existe a possibilidade de senha digital”, confirmou ao Jornal do Centro a diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Dão Lafões, Rita Figueiredo
O encerramento do Centro de Vacinação de Viseu para as últimas semanas de dezembro já estava previsto e acabou por acontecer numa altura em que cerca de cinco mil utentes do ACES Dão Lafões passaram a ter médico de família, com a abertura da nova Unidade de Saúde Familiar (USF).
“Já estava previsto encerrar naquela altura, passada a fase massiva de vacinação. Coincidiu, mais ou menos, com a abertura da nova USF, que era o que trazia mais complicação. Os utentes que não tinham médico de família, que eram praticamente cinco mil, não tinham onde se dirigir para se vacinar, a partir do momento em que abriu, todos os utentes de Viseu passaram a ter uma unidade e equipa de saúde a que podem recorrer”, destacou a mesma fonte.
A administração da vacina contra a Covid-19 nos centros de saúde já acontecia nos restantes 13 concelhos do ACES Dão Lafões, “com uma vacinação de proximidade na sua unidade de saúde”.