A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Tondela está à procura de famílias de acolhimento para receber crianças e jovens de forma temporária. A instituição está a organizar uma campanha de sensibilização para encontrar agregados que se queiram candidatar ao programa da Segurança Social.
Na última quinta-feira (21 de março), os membros da CPCJ reuniram com a equipa responsável por selecionar e dar formação às famílias de acolhimento no distrito de Viseu.
As famílias de acolhimento são “uma necessidade premente para o sistema de promoção e proteção infantil e juvenil”, defende a comissão local em comunicado. “95% dos menores que necessitam de ser afastados pelas CPCJ ou Tribunais dos respetivos progenitores, acabam por ter que ficar à guarda dos Centros de Acolhimento, precisamente pela falta destas famílias em número suficiente”, acrescenta.
Segundo a CPCJ de Tondela, a campanha de sensibilização “Famílias de Acolhimento” quer esclarecer a comunidade para a importância desta medida e angariar novas famílias que possam cuidar e educar crianças durante algum tempo, visando depois o regresso à família de origem.
Ao longo do acolhimento, a família receberá apoio permanente da equipa técnica, além de uma ajuda financeira mensal para apoiar nas despesas familiares.