Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
por
Paulo Correia
A Biblioteca Municipal Alves Mateus, em Santa Comba Dão, recebe em março e abril uma exposição de homenagem a Akira Toriyama, o criador de “Dragon Ball” que morreu no ano passado.
A mostra, organizada por Francisco Queirós, pretende prestar um tributo ao autor japonês de banda desenhada e ao seu legado. “Nome incontornável da manga japonesa, Akira Toriyama é dono de uma obra influente e popular, marcada por narrativas inovadoras e pelo estilo humorístico”, lembra em comunicado a Câmara de Santa Comba Dão, que promove a exposição.
Além de “Dragon Ball”, que goza de uma elevada popularidade em Portugal, Akira Toriyama também criou outros trabalhos como “Dr. Slump”, “Cowa!”, “Kajika”, “Sand Land” e “Neko Majin”. O autor também foi reconhecido pelo seu trabalho de design em videojogos, especialmente na série “Dragon Quest”.
Antes de se tornar criativo, Akira Toriyama estudou design numa escola industrial e trabalhou numa agência de publicidade. Morreu a 1 de março de 2024, aos 68 anos, vítima de um acidente vascular cerebral.
Aquando da sua morte, o criador de “Dragon Ball” deixou uma vasta obra marcada por personagens antropomórficas, andróides e mundos futuristas que “são fonte de inspiração de autores de manga no Japão e em todo o mundo”, remata a autarquia de Santa Comba Dão.