Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
As escolas do concelho de Nelas promovem a alimentação saudável e a literacia alimentar com o projeto educativo “Comer Bem, Crescer Feliz”, que regressa por iniciativa da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões. Neste ano letivo, a iniciativa conta com novas ações pedagógicas.
Segundo a Câmara de Nelas, cinquenta e uma crianças dos 1.º, 2.º e 3.º anos de escolaridade participam nas ações do projeto na Escola Básica da Feira, na freguesia de Canas de Senhorim, com a cenoura, a castanha e a maçã a merecerem destaque.
Através do jogo do tabuleiro gigante, as crianças aprendem sobre a importância de ingerir alimentos saudáveis e benéficos para a saúde. Em equipas, os mais novos participam em desafios práticos, atividades de partilha de ideias e outras atividades que promovem a concentração, o raciocínio lógico e o pensamento crítico e criativo.
Na primeira semana de atividade em Nelas, o “Comer Bem, Crescer Feliz” organizou uma “Caça às Cenouras”, onde as crianças refletiram sobre a importância de consumir legumes de forma regular e descobriram as propriedades nutritivas da cenoura.
Seguiu-se depois a atividade pedagógica “O Mundo das Castanhas”, em que as crianças puderam conhecer a origem, as características e os benefícios da castanha para a saúde e aprender sobre o dia de São Martinho.
Já neste mês de janeiro, as maçãs Bravo de Esmolfe e Beira Alta estiveram em destaque na atividade “Missão no Pomar – Maçã Bravo de Esmolfe”, em se abordou a importância dos produtos de origem biológica e da época, nomeadamente a Maça Bravo de Esmolfe enquanto produto Denominação de Origem Protegida.
No último ano letivo, o “Comer Bem, Crescer Feliz” esteve no Centro Escolar de Nelas, que recebeu sete atividades pedagógicas e juntou cerca de 110 crianças do primeiro ciclo e do pré-escolar.
O projeto continua até ao final do ano letivo nas escolas da região Viseu Dão Lafões e, além das ações com crianças, também inclui atividades de sensibilização dirigidas a professores, pais e educadores.