stellantis mangualde carro produzido
Fábrica Queima 25 29
Cineco seia
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
João Martins Casa com Casa

Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…

18.04.25

Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…

16.04.25

Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…

15.04.25
joão azevedo lordosa viseu a24
bernardo pessanha chega
Francisco Lopes, presidente Câmara Lamego
Home » Notícias » Diário » Crianças de Viseu incentivadas a fazer exercício físico nas escolas

Crianças de Viseu incentivadas a fazer exercício físico nas escolas

Câmara de Viseu e Instituto de Apoio à Criança renovam parceria na Escola Ativa. Projeto vai organizar ações de sensibilização nas escolas do concelho

 Crianças de Viseu incentivadas a fazer exercício físico nas escolas - Jornal do Centro
13.02.25
fotografia: Câmara de Viseu
partilhar
 Crianças de Viseu incentivadas a fazer exercício físico nas escolas - Jornal do Centro
13.02.25
Fotografia: Câmara de Viseu
pub
 Crianças de Viseu incentivadas a fazer exercício físico nas escolas - Jornal do Centro

A Câmara de Viseu e o Instituto de Apoio à Criança (IAC) vão promover a atividade física nas escolas do concelho. Ambas as entidades assinaram na quarta-feira (12 de fevereiro) um protocolo de colaboração na Escola Básica de Fragosela para a realização do projeto Escola Ativa, renovando a parceria que os une na defesa do direito de brincar.

Esta é a segunda vez em que a Câmara de Viseu faz parceria com o IAC, sendo que a primeira foi no ano letivo 2022/2023.

O presidente do IAC, Manuel Coutinho, realça que é através da brincadeira que as crianças “aprendem sobre si e sobre o outro”. “Uma criança que tem os joelhos esfolados é uma criança feliz”, defendeu. “Estamos muito felizes com esta parceria que se renova pelo segundo ano e estamos certos que continuaremos a fazer o melhor para as nossas crianças”, acrescentou o responsável.

Já o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, relembrou que “Viseu foi considerada há pouco tempo uma cidade feliz, a mais feliz de Portugal, e isso também se deve à forma como tratamos as nossas crianças”.

O Escola Ativa tem como objetivo “resgatar e estimular a cultura do brincar enquanto atividade livre e não orientada”, promover atividades “desenvolvidas em contacto com a natureza”, estimular atividades em família, promover oportunidades de acesso a atividades que permitam aumentar os níveis de atividade física e criar “momentos de estímulo e coesão da comunidade escolar”, explica em comunicado a autarquia de Viseu.

O projeto quer ainda promover o envolvimento das associações de pais, juntas de freguesia, encarregados de educação e outras entidades locais na vida das escolas.

A iniciativa, que vai na sétima edição, promove iniciativas que visam elevar os níveis de atividade física diária das crianças e dos jovens e aumentar a literacia sobre a mesma.

Neste ano letivo, ao abrigo do Escola Ativa, vão ser realizadas ações de formação e sensibilização com a comunidade escolar e as famílias e inquéritos sobre oportunidades e barreiras de brincar. Também está prevista a emissão de pareceres técnicas sobre propostas de intervenção para melhorar os recreios escolares, vistorias aos recreios escolares e realização de documentos de avaliação.

pub
 Crianças de Viseu incentivadas a fazer exercício físico nas escolas - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Crianças de Viseu incentivadas a fazer exercício físico nas escolas - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar