A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Museu de História da Cidade, na Rua Direita, recebe nesta época natalícia várias oficinas promovidas pela Câmara de Viseu.
Nestas iniciativas, os mais novos podem pôr as mãos na massa e desafiar a criatividade em oficinas dedicadas sobretudo às artes plásticas e às tradições do Natal.
São elas a Embalagem Triangular com Técnica de Kirigami, a Casa de Natal, a Serração da Velha, a Construção de Lendas de Natal, o Meu Globo de Neve, o Natal Criativo com Argila e Quartzo e o Sobre o “a” que Fugiu do Alfabeto.
As oficinas, que decorrem desde o final de novembro, prolongam-se até 4 de janeiro e com vários horários.
A partir desta terça-feira (10 de dezembro) e até domingo (dia 15), as oficinas realizam-se entre as 14h30 e as 17h00. Dos dias 17 a 22, decorrem também de manhã, entre as 10h30 e as 12h30. Depois do Natal, de 26 a 29 de dezembro e de 2 a 4 de janeiro, voltam a realizar apenas à tarde.
As inscrições para as oficinas de Natal estão abertas em todos os museus municipais de Viseu (Museu de História da Cidade, Museu do Linho de Várzea de Calde, Casa da Ribeira, Casa do Miradouro, Museu Almeida Moreira, Museu do Quartzo e Quinta da Cruz).
Além das oficinas, o que há esta semana em Viseu?
Ainda esta semana e também em Viseu, a Biblioteca Municipal recebe este sábado (14 de dezembro) mais uma iniciativa do projeto “Ler e Crescer com a Biblioteca”, marcada para as 15h00. Com o tema “Dedos mágicos que rabiscam o Natal”, a atividade convida crianças e famílias a um momento de convívio literário. A participação é gratuita mas dependente de marcação prévia, através do e-mail biblioteca@cmviseu.pt.
A Biblioteca também acolhe às 10h30 do mesmo dia mais uma sessão de “Yoga com Livros”, dinamizada por Andreia Lopes e que promove a leitura dos mais novos, estimulando-os a exteriorizar com movimentos de yoga as emoções vividas pelas personagens. A participação é gratuita e sujeita a inscrição.
Também este sábado, a Casa do Miradouro recebe a primeira sessão do “Aqui há cinema”, dedicado à exibição de filmes recentes de animação, com “Encanto” da Disney, com início também às 15h00. A atividade é indicada a quem tem mais de 6 anos e a lotação e limitada à capacidade do espaço. As inscrições estão abertas através do e-mail casadomiradouro@cmviseu.pt.
Ainda este fim de semana, as freguesias do concelho de Viseu recebem os concertos do “Cantando o Natal”.
Este sábado, atuam o Grupo de Cantares de Figueiró, o Grupo Coral de São Cipriano e o Coral CARDES de Barbeita na Igreja Paroquial de São Cipriano às 15h00, bem como o Grupo Etnográfico de Várzea e o Coral de Abraveses na Igreja Paroquial de Calde às 19h00.
Já a Igreja de Gumirães recebe pelas 21h00 a tuna “Sabores da Música” da Confraria Grão Vasco e o Projeto Musical Orff do Jardim Escola João de Deus. Em Orgens, o Convento de São Francisco acolhe à mesma hora as tunas do Rancho Folclórico de Orgens e da Universidade Sénior de Rotary Club de Viseu.
No domingo (dia 15), há concertos de Sinfoniamigável e do Grupo de Cantares Pedra Moura às 15h30 na Igreja Matriz de Ribafeita e ainda da dupla Raquel & Rodrigo e do grupo de Cantares “O Cantorias” da Associação de Vila Chã de Sá à mesma hora na Igreja Paroquial de São João de Lourosa.
Às 16h00, a Igreja Paroquial de Farminhão recebe o Flamian – Grupo de Cantares da Associação de Solidariedade Social local e a tuna “Sabores da Música” da Confraria Grão Vasco. Já a Capela da Nossa Senhora das Necessidades, em Travassós de Baixo, acolhe o Coral CARDES e o Coro Misto do Orfeão de Viseu.
Pelas 17h00, a Igreja de Silgueiros recebe o Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural e Recreativa Passilgueirense e o Vox Visio. Em Cavernães, a Igreja de Carragosela é o palco do espetáculo da tocata do Rancho Folclórico “As Costureirinhas de Cavernães” e da tuna da Universidade Sénior de Rotary.
Às 17h30, a Igreja de Santiago recebe o Coro de Câmara Viriatum Cantantes e a TunaNova de Passos de Silgueiros.
No “Cantando o Natal”, grupos corais de Viseu animam os fins de semana de dezembro e oferecem momentos de convívio ao som dos melhores reportórios da quadra natalícia.