No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
A escola Lugar Presente, em Viseu, arranca este mês de outubro com aulas de dança no estilo Contacto Improvisação. As sessões acontecem no terceiro sábado de cada mês até dezembro, das 10h00 às 12h30.
O Contacto Improvisação consiste numa técnica de dança improvisada com duas ou mais pessoas que podem ter contacto físico ou não e ser acompanhadas ou não de música.
A ideia nasceu em 1972, por iniciativa do norte-americano Steve Paxton, que criou na altura um grupo de pesquisa com amigos que se dedicavam às mais diversas disciplinas corporais. Desse trabalho surgiu uma prática de dança que “brinca com as leis da física e a intuição de quem se move”, salienta a Lugar Presente.
O estilo explora movimentos improvisados através do toque, da relação com a gravidade, da queda, da troca de peso e da consciência do corpo.
As aulas, lecionadas por Mi Chan Tchung, apresentam aos participantes o conceito e exploram os princípios deste estilo de dança de forma lúdica.
A fisicalidade e as emoções vão ser abordadas, já que esta é uma prática que “ativa sentimentos instintivos relacionados ao movimento como o sonho de voar e o medo de cair”, explica a Lugar Presente.
As aulas vão trazer “uma pedagogia descontraída, baseada em propostas simples, sempre desde uma atitude amorosa e bem humorada” e que visa aceder ao “estado de dança, onde somos pura presença e espontaneidade”, acrescenta a escola.
As atividades terminam com uma jam session, onde os participantes vão poder criar as suas próprias danças.
As sessões são dirigidas a pessoas que estejam interessadas no movimento e no uso do corpo e podem constituir uma “excelente ferramenta” para bailarinos, atores, ginastas, artistas de circo e praticantes das artes marciais, sublinha a Lugar Presente.