A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Os alunos da região Viseu Dão Lafões que se distinguiram no Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio viajaram até Dublin, Barcelona e Madrid, depois de terem conquistado os três primeiros lugares.
Nesta ação dinamizada pela Comunidade Intermunicipal, os alunos vencedores, oriundos de Nelas, Tondela e Penalva do Castelo, visitaram empresas start-up, centros de inovação e incubadoras de empresas nessas três cidades europeias.
Os alunos António Laranjeira, Simão Pereira e Gabriel Camões, de Nelas, que venceram o concurso com o projeto “VMPS – Vemos o Mundo Por Si”, foram a Dublin, onde visitaram a Guinness Enterprise Centre, uma incubadora de empresas associada às principais universidades do mundo, e a universidade Trinity College. O projeto vencedor proponha a criação de óculos para invisuais e uma aplicação para auxiliar na sua deslocação.
Já Gabriel Barbosa, Luís Ribeiro e Ricardo Martins, de Tondela, foram a Barcelona após terem conquistado o segundo lugar com a ideia “Remote Control of Public Lighting”, que permite a poupança de energia na iluminação pública. Na cidade espanhola, os jovens visitaram o museu Cosmocaixa, a incubadora 3D Incubator e o espaço de empreendedores Autoocupació.
Para Madrid, foram João Simões e Rodrigo Silva, de Penalva do Castelo, autores do projeto “Banco Solar”, que ficou em terceiro lugar e que visa criar um banco solar para carregamento de telemóveis.
Os jovens passaram pela sede da empresa eDreams, pelo centro de empreendedorismo alimentar Madrid Food Innovation Hub, pela incubadora das indústrias cultural e criativa Factoria Cultural e pelo Wayra Madrid, o centro de inovação da operadora de telecomunicações Telefónica.
O Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, organizado pela CIM Viseu Dão Lafões, visou fomentar o empreendedorismo entre os alunos das escolas da região. Na final, que decorreu Projeto de óculos para invisuais ganha concurso intermunicipal de ideias de negócio, foram apresentadas 14 ideias de negócio que venceram as respetivas fases municipais.
As 10 edições já realizadas da iniciativa contaram com a participação de mais de 17 mil alunos e mais de 1.000 professores.