A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
José Carreira
O Tondela empatou na tarde deste domingo a dois golos diante do FC Porto B. O jogo decorreu no terreno ‘azul e branco’, e foi relativo à 19.ª jornada da Segunda Liga portuguesa de futebol que teve chuva e muito vento. Foi o terceiro empate consecutivo do Tondela no campeonato. O Tondela segue numa série de cinco jogos sem vencer. No próximo fim de semana há jogo diante do líder, Penafiel. Os beirões estão a três pontos dos penafidelenses.
Os ‘dragões’ marcaram primeiro, aos 21 minutos, através do central Felipe Silva, o Tondela empatou volvidos quatro minutos com um golo na própria baliza de Dinis Rodrigues (25) e saltou para a frente através de um golaço de Bebeto (36) e o reforço Leonardo Vonic igualou (57).
O encontro decorreu debaixo de chuva e vento constantes, mas o relvado apresentou-se em bom estado e a partida acabou por ser emotiva, ainda que nem sempre tenha sido bem jogada devido às condições climatéricas adversas.
Os portistas estrearam o atacante bielorrusso Trofim Melnichenko, reforço deste inverno, e adiantaram-se no marcador com um cabeceamento certeiro de Felipe Silva, aos 21 minutos, no seguimento de um canto do lado direito do seu ataque e quando tinham o vento a seu favor.
O Tondela, que sentiu muitas dificuldades na fase inicial para se adaptar ao vento forte pela frente, reagiu a golo sofrido e fez o 1-1 devido a um golo na própria baliza do lateral portista Dinis Rodrigues, também após um canto da direita.
O FC Porto B sentiu o golo e o Tondela cresceu, tendo Bebeto batido pela segunda vez o guardião portista aos 36 minutos com um remate forte e muito colocado de fora da área, que fez a bola entrar no ângulo superior esquerdo da baliza portista com a ajuda do vento lateral.
O Tondela jogou a segunda parte com o vento pelas costas, mas nem por isso tirou grande partido dessa aparente vantagem e foi o FC Porto B, aliás, que marcou aos 57, empatando assim a partida, após um erro flagrante do guarda-redes Bernardo Fontes que o recém-entrado Leonardo Vonic aproveitou.
O ponta de lança Leonardo Vonic, alemão de ascendência croata, estava em campo há um minuto quando fez o 2-2, que iria ser o resultado final.
Antes ainda do fim, a baliza portista passou por dois grandes sustos quase consecutivos aos 81 minutos e o guardião Gonçalo Ribeiro evitou o golo do Tondela aos 90-2, com uma defesa que fez bola a bola ir ao poste direito da sua baliza e sair pela linha de fundo.
O Tondela ocupa agora o segundo lugar da Segunda Liga, com 34 pontos, os mesmos do Benfica, que joga na segunda-feira, e o FC Porto B permanece no 17.º e penúltimo posto, com 14 pontos.