No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Academia de Andebol de São Pedro do Sul apurou-se há poucos dias para a Ronda 3 da Liga Europeia. A última ‘vítima’ foi uma equipa eslovaca e o jogo até teve contornos épicos, já que foi decidido em livres de sete metros. Ao Jornal do Centro, o novo treinador da equipa sampedrense, Leandro Araújo, não tem dúvidas em afirmar que além de “histórico” foi “muito importante para o clube”. “Ficámos felizes por trazer as atenções para esta região de Portugal. Está a ser gratificante para mim integrar este projeto”, sublinha. O treinador é novo, mas não é novato no andebol português. Há dois anos no andebol luso, Leandro Araújo lembra que está a treinar uma equipa que “sempre ocupou os primeiros lugares no campeonato”.
Agora o foco está no campeonato. E o objetivo está traçado: ir ao playoff de campeão. “O nosso objetivo é ficar nos primeiros lugares do campeonato para discutirmos o título. Este é o objetivo inicial”, revela. Na época passada, a Academia ficou em quarto lugar e, com isso, conquistou o apuramento para a prova europeia. Foi o Benfica a sagrar-se campeão. E são as encarnadas as próximas adversárias da Academia numa jornada dupla.
Até agora, em seis jogos a Academia ganhou quatro
Na sexta-feira, dia 1 de novembro, a Academia vai até à Luz, depois, no dia seguinte, recebe no Municipal de São Pedro do Sul a equipa do Alavarium. A tarefa não se avizinha fácil, mas o foco está na vitória em ambos os jogos. “É muito pesado jogar jornada dupla. O primeiro jogo é em Lisboa, contra o Benfica, e outra em São Pedro do Sul contra o Alavarium. Estamos a trabalhar há mais de uma semana para estes dois jogos. Sabemos que o Benfica é uma boa equipa, mas vamos tentar ganhar lá e depois no dia seguinte diante do Alavarium”, frisa Leandro Araújo.
O treinador lembra que há uma – no caso duas viagens para fazer em menos de 24 horas – e que isso “faz diferença”. A Academia tem agora quatro jogos feitos. Há equipas com sete e o calendário vai já ser acertado neste fim de semana prolongado. “Ter dois jogos seguidos torna diferente a preparação e os treinos”, assume o treinador da formação sampedrense.
Treinador recorda que há muitas jogadoras que chegaram este ano à Academia
O percurso da Academia até agora na nova época tem seis jogos. Houve quatro vitórias e duas derrotas. Um dos desaires foi na Europa e até foi de ‘boa memória’. O encontro, o tal que foi resolvido nos sete metros, resultou em apuramento europeu da Academia. A outra derrota foi consentida contra o Almeida Garrett, fora de casa. “Esta é uma equipa literalmente nova. Na verdade, apenas duas ou três atletas do ano passado ficaram. E só uma está a jogar. As outras estão lesionadas. Com poucos jogos, conectar estas jogadoras, é a tarefa maior. A derrota faz parte do percurso. Queremos sempre ganhar, mas a derrota serve de aprendizagem”, reconhece o treinador.
No currículo, Leandro Araújo tem passagens pela Associação Desportiva Sanjoanense e pela seleção camaronesa de andebol feminino. Agora em São Pedro do Sul, o técnico lembra que o nome da Academia já é falado dentro e fora de Portugal. “Fui treinador na Primeira divisão no Brasil, de andebol masculino, estive depois na seleção dos Camarões. E em conversa com treinadores e jogadores falavam muito bem de São Pedro do Sul, da Academia”, garante.
O jogo diante do Benfica é esta sexta-feira, 1 de novembro, a partir da uma da tarde. Segue-se novo jogo no dia seguinte. O Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul começa às sete da tarde de sábado, 2 de novembro.