Viseu 2001
Varosa Fest 2
Apresentação Escola Profissional Jean Piaget Viseu 1
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
João Martins Casa com Casa

Em Covas do Monte, São Pedro do Sul, a vida segue o…

03.04.25

A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…

02.04.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

01.04.25
joão azevedo
LEONEL_FERREIRA_Autarquicas_2025
josé antonio santos lamego ps
Home » Notícias » Diário » Depois de Mecânico de Aeronaves, Proteção Civil entre novos cursos da Escola Profissional do Piaget de Viseu

Depois de Mecânico de Aeronaves, Proteção Civil entre novos cursos da Escola Profissional do Piaget de Viseu

Atualmente com 20 alunos no curso Mecânico de Aeronaves e Material de Voo, a instituição de ensino está já a preparar o próximo ano letivo com quatro novos cursos, de nível 4 e 5. Apresentação oficial da escola decorreu esta sexta-feira (4 de abril)

Micaela Costa
 Depois de Mecânico de Aeronaves, Proteção Civil entre novos cursos da Escola Profissional do Piaget de Viseu - Jornal do Centro
05.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Depois de Mecânico de Aeronaves, Proteção Civil entre novos cursos da Escola Profissional do Piaget de Viseu - Jornal do Centro
05.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Depois de Mecânico de Aeronaves, Proteção Civil entre novos cursos da Escola Profissional do Piaget de Viseu - Jornal do Centro

A Escola Profissional Jean Piaget de Viseu conta hoje com 20 alunos no curso de Mecânico de Aeronaves e Material de Voo. A instituição de ensino quer continuar a crescer e, para isso, no próximo ano letivo vai alargar a oferta formativa com quatro novos cursos.

Proteção Civil, Auxiliar de Saúde e Geriatria juntam-se a Mecânico de Aeronaves no nível quatro e, no nível cinco, passa a estar disponível o curso de Gestão de Redes e Sistemas Informáticos, curso que foi homologado recentemente.

A apresentação oficial da escola aconteceu esta sexta-feira (4 de abril), numa cerimónia no Campus de Viseu que contou com a presença dos vários responsáveis do Piaget de Viseu e dos vários parceiros, desde municípios, a empresas e outras entidades.

“O nosso objetivo é formarmos bons profissionais e conseguirmos que quando chegarem aos estágios e ao mercado de trabalho sejam uma marca de qualidade”, disse na sua intervenção a diretora pedagógica da Escola Profissional Jean Piaget de Viseu.

Segundo Constança Seixas, desde a criação a sua criação, a escola “tenta apostar numa formação de qualidade e na inovação”. “Para isso temos um leque de formadores de excelência, que além de terem uma vasta experiência na área da formação, também têm uma vasta experiência a nível profissional”, frisou.

Já o presidente do Campus Piaget de Viseu sublinhou que a escola é um projeto que, em pouco tempo, “consolidou-se e afirmou-se”.

Paulo Alves destacou ainda a turma que estreou este projeto e que é composta por alunos oriundos de quatro países, desde o Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe e Portugal, lembrando a “ligação muito direta à presença internacional do Piaget com o espaço lusófono”.

O responsável falou ainda no “importante apoio” dos mais de 20 parceiros, desde autarquias, escolas, empresas e outras entidades.

“Com todos os parceiros é possível criar oportunidades diferenciadas, que não colidem com o que já existe no território, e que se afirmam a escola num contexto regional, nacional e internacional”, disse.

Sobre os cursos disponíveis, de nível 4 e 5, Paulo Alves frisou que espera agora que “a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu possa vir a criar oferta formativa graduada também nas engenharias informáticas e nas ciências aeronáuticas”.

Na sessão estiveram ainda alguns dos coordenadores dos cursos. João Santos, responsável pelo curso de Mecânico de Aeronaves e Material de Voo, e diretor do aeródromo de Viseu, destacou a vontade de “que seja o começo de algo grande”, bem como a importância da formação na área aeronáutica.

Já Lúcio Campos, coordenador do curso de Proteção Civil, disse que este era um “marco importante e um investimento estratégico no futuro da cidade e região de Viseu”, já que vem “colmatar uma lacuna existente, numa cidade e região particularmente vulneráveis a riscos naturais e tecnológicos, destacando-se os incêndios florestais”.

“A criação de um curso técnico de proteção civil é crucial para fortalecer a capacidade de resposta enquanto sociedade e comunidade, para fazer face a situações de emergência”, disse.

Já o vice-presidente Câmara Municipal de Viseu lembrou a necessidade “de nos recapacitarmos”. “Temos tudo o que é conceptual, mas precisamos de mais cursos de quem “ponha as mãos na massa”.

João Paulo Gouveia lembrou ainda o investimento no aeródromo municipal. “Hoje temos o segundo aeródromo mais capacitado do país”, sublinhou, acrescentando o trabalho feito na criação da linha aérea ou da parceria com a Academia IFA.

Por fim, o presidente do Instituto Piaget referiu o projeto da instituição para os próximos 20 anos, que passa por “resistir, reformar, relançar e recriar”.

António Oliveira Cruz deixou ainda outros desejos que gostava de poder concretizar, como a criação do curso de Medicina em Viseu ou a presença do Piaget em Goa e Timor.

Mais de 3200 alunos no ensino profissional em Viseu Dão Lafões
Na cerimónia marcou ainda presenta a vice-diretora da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) do Centro, que fez um retrato do ensino profissional na região Centro e na Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Segundo Teresa Silva, no concelho de Viseu há 89 turmas do 10º ao 12º ano, num total de 1393 alunos. Já na CIM Viseu Dão Lafões, composta por 14 municípios, há 3236 alunos, em 175 turmas.

Na região Centro, distribuída por seis comunidades intermunicipais, há 21.219 alunos no ensino profissional, em 1082 turmas divididas pelo 10º, 11º e 12º anos.

“Números bastante significativos que representam bem a importância da escolha do ensino profissional, para a conclusão do ensino secundária e de uma qualificação de nível 4”, sublinhou.

Também uma das responsáveis pela Rede PEPER, que se destina à promoção do ensino profissional, fez uma intervenção. Ana Margarida Caldeira, que é também diretora-adjunta da Escola Superior de Saúde do Piaget, realçou o papel dos cursos profissionais como “uma via eficaz para os jovens atingiram o sucesso académico”.

A rede PEPER, de que o Instituto Politécnico de Viseu também faz parte, foi criada em 2019 como forma de “promoção do ensino profissional em rede”, através da “articulação de diversos agentes e entidades de educação e formação”.

pub
 Depois de Mecânico de Aeronaves, Proteção Civil entre novos cursos da Escola Profissional do Piaget de Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Depois de Mecânico de Aeronaves, Proteção Civil entre novos cursos da Escola Profissional do Piaget de Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar