O que faz da 35ª Edição da BTL a maior feira organizada…
Há mais de meio ano que Dona Amélia Figueiredo não sai de…
Dois Carnavais, folia a dobrar. Tradição secular em Canas de Senhorim e…
por
Mariana Mouraz
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Pedro Baila Antunes
Dois homens, de 63 anos, foram detidos por caçarem recorrendo a meios proibidos. Os caçadores estavam a usar um chamariz eletrónico, aparelho proibido durante o ato venatório. As detenções aconteceram no final da última semana, no concelho de Sernancelhe e foram realizadas pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Moimenta da Beira.
“Os elementos do SEPNA verificaram que os suspeitos recorriam a um chamariz eletrónico para a prática do ato venatório, culminando na sua detenção em flagrante”, informou a GNR em comunicado.
No decorrer da ação, os militares resgataram “dois exemplares de tordo-comum (Turdus philomelos)” e apreenderam diverso material, nomeadamente duas armas de caça, acompanhadas da respetiva documentação, seis cartuchos e um chamariz eletrónico.
Os caçadores foram apanhados no decorrer de uma ação de fiscalização “para prevenção, deteção e repressão de situações que não se coadunem com as normas legalmente definidas”.
Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.
Segundo a GNR, o SEPNA “tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais”. A autoridade alerta que para denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas, pode ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).