A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Voluntários e sapadores florestais limparam esta manhã de quarta-feira (20 de setembro) a Barragem de Várzea de Calde, no concelho de Viseu. Utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu e elementos da Brigada de Sapadores da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões recolheram 55 quilos de lixo.
A iniciativa promovida pelo centro Europe Direct Viseu Dão Lafões serviu para assinalar o Dia Internacional da Limpeza Costeira e repete-se depois de, no ano passado, ter sido Voluntários limparam praia fluvial de Alcafache.
Todos os anos, em setembro, a União Europeia e as Nações Unidas organizam a #EUBeachCleanup, uma campanha de sensibilização para os problemas dos oceanos com eventos em todo o mundo.
A campanha em Portugal decorre até 24 de setembro e é dinamizada pela Fundação Oceano Azul. Aos centros Europe Direct cabe a missão de envolver os parceiros locais, desde autarquias a escolas e organizações juvenis e ambientais.
Os promotores da limpeza em Várzea de Calde falam de uma operação de “grande sucesso”. “É sabido que parte da poluição que afeta os oceanos tem origem nos rios que neles desaguam, pelo que é fundamental atuar a montante, nas praias fluviais e nas barragens”, disse José Carlos Almeida, responsável do Europe Direct Viseu Dão Lafões.
O secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, sublinha a adesão “entusiástica” à campanha do Dia Internacional da Limpeza Costeira.